terça-feira, 16 de abril de 2019

Terminei meu mestrado, e agora? possibilidades de intercâmbio para Mestres

Olá pessoal,


Estou a duas semanas tentando terminar esse post, acho que a minha banca de defesa de mestrado do dia 04/04/2019 me deixou meio estasiada...  Finalizei um ciclo importante da minha vida, apresentei minha dissertação: O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Centro Paula Souza: percepção do aluno participante, no Programa de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional da instituição.
Banca de Defesa de Mestrado.
Fonte própria.


Fazer o mestrado foi a experiência que me proporcionou mais amadurecimento até agora, pessoalmente e profissionalmente. Entender o porque das coisas fez eu rever minhas "verdades" e ser mais equilibrada nas minhas convicções, principalmente porque abordei um tema que me encanta e que acredito muito, a internacionalização da educação e as contribuições dos Programas de Mobilidade Acadêmica. Na pesquisa, verifiquei a percepção dos estudantes que participaram desse tipo de programa, quanto as orientações e assistência recebida durante o processo de pré-embarque, prestada pela equipe de relações internacionais da instituição, e também, os desafios que esses alunos enfrentaram para participar e as contribuições desse tipo de experiência para suas vidas profissionais.
Quero aproveitar esse espaço para agradecer a todos os alunos que participaram da pesquisa, vocês foram incríveis! E dizer que assim que entregar a versão final do trabalho, compartilharei o texto e resultados da pesquisa com vocês.
Algum dos alunos participantes da 3ª edição do Programa de Mobilidade Internacional do CPS.
Fonte própria.

Depois de terminada essa saga que é escrever uma dissertação de mestrado, agora vem aquele momento de disseminar seu trabalho, e com isso existem algumas possibilidades de intercâmbio, quer ver só?

Submeter artigos para congressos e eventos internacionais:

Participar de congressos e eventos internacionais é uma das maneiras mais interessante de se conectar com especialistas, professores, pesquisadores, e descobrir oportunidades na sua área de pesquisa. Vou falar por mim, não é fácil ter um artigo aceito em um evento, mas pode ter certeza que escrevê-los para envio auxilia e muito no seu processo de aprendizagem porque faz com que você revisite sua pesquisa e deixe-a o mais atual e completa possível.

Desenvolver nossas pesquisas com professores de outras instituições (nacionais e internacionais):

Escutei isso de um professor em um evento semana passada, ele estava contando que leu sobre uma
Pesquisa desenvolvida pelo Profº Gustavo Borba
em parceria com pesquisadoras norte-americanas,
apresentada no Fórum de Lideranças da Educação.
Fonte própria. 
pesquisa feita nos Estados Unidos por professoras de um College, e se interessou muito pois o tema ia de encontro ao que ele estudava. Ele entrou em contato com as pesquisadoras norte americanas e propôs fazer a mesma pesquisa aqui no Brasil, em universidades da região dele, e deu super certo. 



Candidatar-se a Programas de bolsas de estudos no exterior:

Uma informação importante de salientar aqui é a diferença dos cursos de mestrado na Europa. Depois do processo de Bolonha, esses cursos passaram a ter uma carga horária de 90 a 120 Créditos Europeus (ECTS), ou seja, em mais ou menos 03 semestre você conclui o curso, contando com o desenvolvimento da pesquisa, obrigatória na maioria dos programas. O diferencial dos mestrados europeus são as especificações. O objetivo desses cursos é formar especialistas em suas área de atuação. Há cursos para todas as especialidades e com linhas de pesquisa das mais diversas. Pra saber mais sobre cada curso o melhor é pesquisar na página das universidades de seu interesse. 


Pátio da Universidade de Coimbra, Portugal. Fonte própria.


No site Master Studies você consegue pesquisar os principais cursos de mestrado oferecidos no mundo: https://www.masterstudies.com.br/Mestrado/  
A página web da União Europeia fornece informações bem interessantes sobre os processos para estudar na Europa e as bolsas de estudos do Programa Erasmus + : https://europa.eu/youreurope/citizens/education/university/study-abroad/index_pt.htm


Muitas dessas instituições costumam oferecer bolsas de estudos para os programas de mestrado, fique atento nos prazos e requisitos e utilize aquela premissa básica: "o não você já tem, corra atrás do sim...".   
Pra saber mais sobre oportunidades e bolsas de estudos você pode consultar a página do Estudar Fora:
https://www.estudarfora.org.br/tag/mestrado-na-europa/


 
recaPitulando: depois de concluir o mestrado é possível se envolver em projetos e conseguir algumas oportunidades de intercâmbio bem interessantes. Continuar pesquisando e produzindo artigos, difundir sua dissertação nos eventos nacionais e internacionais, buscar parcerias com professores para novas pesquisas e se inscrever para processos de bolsas de estudos podem ser um caminho para o início de uma oportunidade dessas... 
Provavelmente os resultados esperados não virão na primeira tentativa, mas se você estiver buscando e se preparando, a chances de ter sucesso aumentarão proporcionalmente também. 
Bons estudos e boa sorte! ;)