quinta-feira, 29 de novembro de 2012

13 Baktun - Início de uma era ou final dos tempos?

Agora que voltei do país berço da Civilização Maya, todo mundo tem me perguntado: _E ai, o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro ou não? e a resposta é.... Eu Não Sei! O que ví e aprendi visitando os parques arqueológicos da Guatemala é que o ser humano, esse sim, acaba! Morremos em desastres naturais, guerras, conflitos étnicos, sociais, políticos, econômicos, etc; mas o legado, as tradições, as histórias e as construções, essas ficam, muitas vezes em ruinas, mas ficam; para que outros seres humanos possam tentar desvendar os mistérios do passado e assim, aprender a viver melhor no futuro...
Ruinas do Parque Arqueológico de Tikal - Petén. Fonte Própria
 Afinal o que é o 13 Baktun?

Os Mayas (Maias em português) foram os primeiros povos a habitar a America Central, milhares de anos antes da chegada dos europeus nesse continente. Essa civilização é reconhecida até hoje por possuir amplos conhecimentos em áreas como matemática, engenharia e astronomia. As cidades Mayas também eram socialmente organizadas e cultuavam muitos deuses.
Códice Trocortesiano - Museu Nacional de Arqueología Guatemala . Fonte Própria
Depois da extinção dessa civilização tão inteligente, pesquisadores e arqueologos encontraram peças, estudaram e desvendaram o chamado Códice Trocortesiano, que é uma espécie de calendário representado por figuras emblemáticas que são prognósticos para cada dia do ano, com informações em relação a agricultura e eventos da vida cotidiana como as cerimônias religiosas para cada temporada.
A organização do tempo no calendário maya era um pouco diferente da que utilizamos (calendário cristão). Um mês no calendário maya tem duração de 20 dias (1 Winal), 18 Winal (360 dias) formam un Tun. 20 Tun´s formam 1 K´atun (7.200 dias) e 20 K´atun´s formam 1 Baktun (144000 dias), ou seja, supostamente no dia 21 de dezembro de 2012 (calendário cristão) a Civilização Maya estaria comemorando 1.872.000 dias do inicio da utilização do Códice Trocortesioano.
O detalhe intrigante, e que está deixando todos sem dormir com medo do fim do mundo, é que os desenhos do Códice Trocortesiano só registram os "acontecimentos" dia-a-dia até o 13° Baktun...

Sendo verdade ou não o anúncio do fim dos tempos, aproveite esses ultimos dias do 12° Baktun para fazer um tour nos Parques Arqueológicos da Guatemala:

Kaminaljuyu - Cidade da Guatemala - Fonte Própria
1. Kaminaljuyu - Cidade da Guatemala
Uns dos pontos mais importantes para os arqueólogos e pouquissimo divulgado e visitado por guatemaltecos e estrangeiros, o Sítio Arqueológico de Kaminaljuyu é uma cidade embaixo da cidade. No coração da Cidade da Guatemala, o parque impressiona por suas ruinas cobertas pelo tempo e pela natureza. A primeira vista nem dá pra imaginar que embaixo daquelas montanhas há cidades e templos que um dia foram habitados pelos Mayas. Alguns estudiosos afirmam que ainda há muitas construções que não foram descobertas, ou seja, casas e prédios da Cidade da Guatemala hoje podem esconder um pedaço do que foi no passado, a casa dos habitantes de Kaminaljuyu.

2.  Parque Nacional de Tikal - Petén
Templo do Sol Noturno - Tikal. Fonte Própria
A maio cidade dos Mayas e principal parque arqueológico da Guatemala, o Parque Nacional de Tikal é um passeio obrigatório para quem quer conhecer de perto os maiores e mais impressionantes templos Mayas.
Pirâmides enormes feitas de pedra em meio a uma selva exuberante! Segundo os estudiosos, no dia 21 de dezembro de 2012 o sol nascerá exatamente no meio do templo dedicado ao sol, na praça principal do parque (Templo VI). Se você quer ver esse espetáculo de perto, corra pra comprar sua passagem e cruze os dedos pra encontrar hospedagem em Petén no 13 Baktun. Segundo informações da Secretaria de Turismo da Guatemala já não há mais vagas para essa data que marcará o inicio de uma nova era para os extintos Mayas, seus possíveis descententes e também para o desenvolvimento turístico de toda uma nação.


Subida ao mirador de Tayasal. Fonte Própria
 3. Sítio Arqueológico Tayasal - Petén
As ruínas desse sítio arqueologico seguem cobertas pela natureza do lugar porém, a principal atração é o mirador de Tayasal que tem uma vista privilegiada de toda a Isla de Flores e do lago Petén Itzá. Só é possível chegar no mirador de barco, os barqueiros do lago costumam cobrar mais ou menos 25 quetzales por pessoa e te levaram ao mirador e ao Museu da Radio Petén, que também vale muito a pena conhecer.

Mapa das ruinas de Yaxha. Fonte Própria

4. Sítio Arqueológico de Yaxhá - Petén
O 2° parque mais importante da civilização Maya, o Sítio arqueológico de Yaxhá proporciona ao visitante verdadeiros cartões postais e nos faz ter a certeza que os Mayas eram amantes da natureza e suas paisagens. A vista de uma das pirâmides é simplesmente de tirar o fôlego. O privilegiado que dormia naquele local acordava todos os dias contemplando o canto de pássaros nas árvores e olhando o lago Yaxhá ao fundo. 


 5. Sítio Arqueológico de Iximche - Tecpan
A civilização Maya dos Kaqchiqueles foi a última de que se tem relatos na Guatemala. A cidade de Iximche foi invadida pelos espanhóis na época do "descobrimento". Alguns de seus moradores conseguiram fugir e mais tarde relataram o ocorrido no Memorial de Sololá (documento com relatos de descendentes mayas e indígenas) porém a maioria da sua população morreu em conflitos nas invasões organizada pelos colonizadores europeus. O lugar hoje é um dos sítios escolhidos para a comemoração do 13 Baktun, bem organizado e com infra-estrutura para receber os turistas, de todo o mundo, que prestigiarão a chegada da nova era do calendário Maya.






quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cidade da Guatemala - Lugares para conhecer

segunda parte do longo dia de viagem de Berlim a Guatemala - Fonte Própria
Exatamente hoje fazem 3 meses que estou na Guatemala. A 3 meses atrás eu vivi aquele sentimento de ansiedade e angustia esperando o voo no aeroporto de Berlin, aquele medo que a gente sente antes de partir pra um lugar novo, completamente desconhecido, e que agora é tao familiar pra mim.

Desde que cheguei a essa linda cidade, me senti em casa! Vim pra cá pra morar com minha hermana guatemalteca Julissa Gonzalez, e além da irma ganhei uma familia completa! Meu irmao Hans me apresentou o melhor dessa cidade, minha mamita Estela me acompanhou numa tarde de passeio no zoológico e minha avueli linda, que sempre me cuidou como uma neta, me acompanhou ao Transmetro todas as vezes que fui visitar-los.

Foram tantos momentos, lugares, pessoas incriveis e experiencias inesqueciveis que era impossível que eu nao me apaixonasse nao só por essa cidade, e sim por esse País! E agora, quase chegando ao fim dessa grande viagem, me sinto super agradecida e honrada de ter vindo para a Guatemala e já com saudades de tudo e todos antes mesmo de partir...

Arco do Centro Cultural dos Correios - Fonte Própria
A história da Cidade da Guatemala é bem interessante porque toda a cidade foi planejada quando a Guatemala era a principal capital de toda a Centro América. A antiga capital, hoje conhecida como Antigua Guatemala, Patrimonio Mundial - UNESCO, foi construida em um local muito perigoso, rodeada por vulcoes, entao, depois de um terrível terremoto que arrasou a cidade, foi decidido que a capital se mudaria para um local mais seguro, assim foi planejada e construida a Cidade da Guatemala, com os mesmas construcoes que haviam na antiga capital. 
Hoje a capital da Guatemala é a maior cidade do país e cresce e se desenvolve a cada dia...

Lugares para conhecer:

1. Passeio na 6° Avenida
As construcoes históricas mais importantes da cidade estao no passeio da 6° avenida, que comeca na Zona 04 e vai até a Zona 01. Igrejas, Palácios, cafés, prédios antigos, lojas, restaurantes, galerias de arte, o mercado municipal, a Praca Central... tudo está ali e o melhor, é bem seguro e agradável ¨caminar por na sexta¨.
Praca Central, Palacio Jorge Ubico e Catedral Metropolitana - Fonte Própria


2. Palácio Jorge Ubico
O Palácio foi construido pelo ditador Jorge Ubico e impressiona por sua grandiosidade e elegancia. Há visitas monitoradas ao Palácio de segunda a sabado a cada 30 minutos. Para guatemaltecos a entrada é gratis e para estrangeiros a visita custa 40 quetzales. Vale a pena entrar e conhecer os detalhes da construcao do Palácio que foi toda supervisionada por seu criador e ex presidente da Guatemala.

3. Catedral Metropolitana e o Museu
museu da catedral com meu irmao guatemalteco - Fonte Própria
Ao lado do Palácio está a Catedral Metropolitana e atrás da Catedral está o Museu Arquidiocesano de Santiago, com pecas religiosas usadas nas igrejas da Guatemala através dos séculos. A entrada ao museu tem um custo de 10 quetzales para nacionais e estrangeiros.

4. Mercado Municipal
Artesanato, comidas típicas, trajes típicos ou mesmo frutas e verduras. Tudo se encontra no mercado municipal. Caminhando pela 6° avenida, é só seguir a rua paralela da Praca Central, nao tem como errar...

Cultura, arte, musica, danca, entretenimento e aprendizado, essa é a impressao que tive quando entrei ao Centro Cultural Metropolitano da Cidade da Guatemala. Ali, criancas e jovens recebem gratuitamente aulas de musica, danca, arte, em um edificio lindo e histórico. A entrada é gratuita e na recepcao sempre há informacoes de outras atividades culturais na cidade.

Planta das ruinas Mayas de Tikal, Museo de Arqueologia - Fonte Própria
6. Museu de Arqueologia e Museu de Arte Moderna Carlos Mérida
Os museus mais importantes da cidade estao lado a lado, na Finca la Aurora, Zona 13. Para aprender sobre a história e as tradicoes da Guatemala e entender um pouco mais sobre a cultura Maya, a visita ao museu de Arqueologia é imperdível! E para quem aprecia arte moderna, a visita ao Museo Carlos Merida é bem interessante. 
Tome em conta: A entrada para estrangeiros custam de 50 a 60 quetzales por museu e nao há informacoes em outros idiomas no museu de Arqueologia. 

A tricentenária USAC está localizada na zona 12 da cidade. Para sentir-se como um sancarlista tome um Transmetro até a estacao El Carmen e vá de bicicleta até a entrada da universidade. O empréstimo da bike é um projeto da prefeitura da cidade, é gratuito e voce só tem que apresentar um documento com foto. Se sua viagem a cidade da Guatemala é mais longa, fique ligado porque a universidade oferece, a cada semestre, cursos livres gratuitos e também cursos de idiomas a ótimos precos!

8. Zona 10 - A Zona Viva de Guate!

Na zona 10 se encontram os melhores bares e restaurantes, ali estao também, os melhores centros comerciais da cidade.
Jueves de Margaritas Gratis com minha irma guatemalteca, Cebollines Zona 10 

Esses sao só alguns lugares interessantes dessa cidade, outros lugares e eventos também sao imperdíveis como um passeio noturno ao Zoológico, uma noite de muita música no Trova Jazz, os domingos para patinar na Avenida das Américas ou prestigiar um Festival Internacional de Fotografia

Avenida da Americas com as Sancarlistas Pili e Gaby by Dina de Los Rios


Eu vi e vivi tudo isso na Guatelinda, cidade e país que agora tem um lugar no meu coracao; e voce, quando vai vir pra cá heim???


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Semuc Champey - Aventura para lavar a alma de energia positiva


A Guatemala é surpreendente, a cada viagem tenho a certeza de que essa trip foi um presente de Deus! 
Piscinas Naturais de Semuc Champey by Mathieu Tremblay


Quem gosta de aventura e natureza nao pode deixar de conhecer Semuc Champey. Simplesmente um paraiso escondido, grutas, cavernas e piscinas naturais de agua cristalina que formam paisagens de tirar o folego!
Descida de Lanquin - Fonte Própria
Chegar ao paraiso nao é tao complicado e sai
bem barato se voce se aventurar no transporte local da Guatemala, os chamados ¨chicken buses¨. Primeiramente se chega a Coban, os onibus que saem da Cidade da Guatemala custam 60 quetzales até lá e saem a cada 15 minutos da zona 01. Transporte Monja Blanca.
Até Coban sao 5 horas em uma estrada relativamente boa; o mais recomendável é sair cedinho de Guate porque depois desse primeiro trecho sao, no mínimo, mais 02 horas para chegar até Lanquin, uma estrada de terra que só passam vans ou caminhonetes 4x4. As vans públicas ficam perto do terminal de Coban e cobram 30 quetzales por pessoa para descer a estrada de Lanquin.

Ducha super natural do Hostel Zephyr by Mathieu Tremblay
Há dois hostels na descida de Lanquin, um é o Zephyr e o outro é o El Retiro, ambos sao bem rustícos. É uma experiencia magica estar em contato com a natureza e a paz dos dois lugares. O preco do colchao (literalmente falando) no bangalo coletivo é de 50 quetzales por noite sem café da manha e há opcoes mais baratas como barracas para acampar... O bom de se hospedar ali é a oportunidade de conhecer mais mochileiros, boa comida (a partir de 40 quetzales cada prato), um bar a disposicao e também há servicos de excursoes para as grutas e as piscinas naturais com guia especializado e shuttle bus para qualquer lugar de Guate. Mas tome cuidado com sua conta porque tudo se paga ao final da hospedagem em quetzales, as vezes pode ser uma surpresa nao tao agradável... 




Transporte local by Mathieu Tremblay
A excursao para as grutas e piscinas naturais saem todos os dias e custam 175 quetzales por pessoa. A aventura ja comeca no transporte ate a entrada do Parque de Lanquin, que é feito em uma caminhonete, transporte mais popular da regiao... Me sentia no brinquedo ¨samba¨ dos parques de diversao das quermeses em Sao Paulo ;D

Depois desse ¨balance¨ chegamos a entrada das cavernas. Ali recebemos velas, deixamos tudo no guarda volumes do parque e mergulhamos ao desconhecido... Saltos, escaladas, quedas d´agua, piscinas naturais; a cada passo uma aventura e uma paisagem fascinante...

Cavernas de Champei by Mathieu 

banho de aventura e muita energia positiva by Mathieu



















Saindo das cavernas, paramos na ponte do Rio Cahabón para mais 02 aventuras, pular da ponte e se lancar no rio de um balanco. Dai para o mirador de Champei é uma hora de caminhada numa trilha de nível médio; Vale a pena porque a vista para as piscinas naturais é de tirar o folego; E por ultimo, pra refrescar o calor da trilha, banho nas piscinas naturais.
Piscina Natural de Semuc Champei - Fonte Própria


Dica: 2 noites sao ideais para conhecer Semuc Champei, um dia para chegar até o hostel, faca a excursao no dia seguinte, e no outro dia, pé na estrada novamente; O mais bacana de viajar na Guatemala é que as distancias sao pequenas porém é perigoso viajar de madrugada;
De Lanquin peguei um shuttle bus para Rio Dulce, mas isso é história para outro post... ;D

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Museus de Londres - Diversao garantida para criancas e adultos

Estou prestes de ser tia em poucos dias entao, como uma espécie de homenagem a todos os pequenos e pequenas que estao chegando a esse mundo, e uma boa dica para as merecidas férias que seus pais vao precisar daqui uns 4 ou 5 anos, vou escrever sobre meus passeios por alguns museus e galerias de Londres, onde me diverti muito, voltei a ser crianca outra vez e super desejei que minha familia estivesse ali, tanto que já planejei a primeira viagem do Lorenzo com a tia turista...

1. Natural History Museum
Entrada Principal do Museu - Fonte Própria


O museu de História Natural de Londres é talvez o maior, e com certeza o mais divertido museu que já fui até hoje. Entre seus saloes há todo tipo de informacao, conhecimento e interacao, desde o estudo da teoria da evolucao de Charles Darwin, passando pela era dos dinossauros, onde há protótipos de dinossauros que se movem e assustam os desprevinidos com seus sons, até o salao que tratam do corpo humano e seus sentidos com jogos para testar a memória, a coordenacao motora e o equilibrio.


2. Tate Modern

Criancas brincando nas projecoes de uma exposicao . Tate Modern -Fonte Própria
O Tate Modern é o museu de arte moderna de Londres.        A modernidade já comeca por suas instalacoes: o edificio é uma galeria grande e dentro é composto de varias rampas dando a impressao de desequilibrio; tive o mesmo sentimento de quando entrava na ¨casa maluca¨ do Play Center ;D. O bacana do lugar é que sempre acontece alguma coisa, por exemplo quando cheguei, havia uma performace de um grupo que caminhava pela entrada do museu como se estivesse apreciando uma exposicao. As exposicoes geralmente sao interativas e audio-visuais, fazendo com que o expectador se envolva por completo e as criancas se divertem com os jogos de luz e sombras.

3. Sumerset House

O Palácio que cedeu uma de suas instalacoes para a Casa Brasil nas olimpíadas de 2012 também é um ótimo lugar para levar as criancas nos dias de verao, já que ali está a Fonte do Pavimento, uma refrescante e divertida brincadeira!
Sumerset House . Agosto de 2012 - Fonte Própria
E se os papais e mamaes tem a sorte que eu tive, podem ver a uma super exposicao como a dos 50 anos dos Rolling Stones...

Fonte do Pavimento. Sumerset house - Fonte Própria
 














4. Morelondon

O Morelondon é um complexo dos edificios mais modernos de Londres, perto da Ponte de Londres (Tower Brigde), é um espaco de cultura e intretenimento cercado por museus, cafés, restaurantes, hoteis; mas o mais interessante sao as apresentacoes de teatro de graca no auditório aberto (City Hall).
Apresentacao teatral Morelondon - Fonte Própria
Dicas para aproveitar melhor os lugares sugeridos:

1. Há uma estacao de metro bem pertinho do Museu de História Natural. Reserve bastante tempo para estar ai, leve agua, um lanchinho para os pequenos e uma canga ou toalha para descansar um pouco nos jardins que cercam o prédio. Acredite, depois de andar e brincar um montao, nao é só as criancas que vao precisar de um break!
2. A entrada é gratuita tanto no Museu de História Natural quanto no Tate Modern. Consulte para saber quais sao as exposicoes e atracoes da Sumerset House em http://www.somersethouse.org.uk/
3. Voce pode ir caminhando do Tate Modern até o Morelondon. O passeio é bem agradável e no caminho está o HMS Belfats, o museu da segunda guerra mundial e o Centro Cultural de Shakespeares.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Petén - Coracao da Civilizacao Maya


Petén é um dos lugares mais turísticos e talvez com as mais lindas paisagens da Guatemala. Nesse departamento estao os principais parques arqueológicos do país onde se preserva um pouco do que se conhece da civilizacao Maya; sao templos, pracas, ruinas de cidades inteiras feitas de enormes piramides de pedras que impressionam por seus formatos e localizacao; Ali também está uma das mais belas selvas do mundo. 

Mapa do Parque Nacional de Tikal
Mapa do Parque de Yaxhá
Há dois lugares impressindíveis para quem quer conhecer a história das civilizacoes Mayas: sao os parques nacionais de Tikal e o de Yaxhá. 

Há saídas diarias para os Parques desde Isla de Flores, o onibus de ida e volta para o parque Nacional de Tikal custa 60 quezales (lembre-se 1 dolar americano valem, mais ou menos, 7,5 quetzales) e para o parque de Yaxhá custa 100 quetzales ida e volta, porém acorde cedo porque os onibus saem ás 7h30 em ponto. Mesmo indo de onibus, todo mundo tem que pagar a entrada aos parques, 150 quetzales para estrageiros e 25 quezales para guatemaltecos. Aos domingos, a entrada para nacionais no parque Yaxhá é de graca.
Nao esqueca o protetor solar, roupas leves, tenis para caminhada e repelente de insetos; faz muito calor nos parques e as ruinas estao praticamente no meio da selva, é bem comum ver passaros, macacos e outros animais silvestres durante as caminhadas.
Vista de uma das piramide Maya do Parque de Yaxhá.
Praca Principal de Culto ao Sol e a Lua - Parque Nacional de Tikal




      Alguns historiadores e arqueólogos contam que as civilizacoes Mayas já habitavam a america central desde 10.000 anos antes de Cristo. Os Mayas tinham seu calendário próprio e, de acordo com as descobertas, em 21 de dezembro de 2012 sua nacao completaria o 13 Baktun (1 Baktun é um período de 144.000 dias) se termina um baktun e se inicia outro, como aconteceu com o calendário cristao em 2000, quando acabou o 1 milenio e comecou o segundo. Há muitas teorias sobre as civilizacoes Mayas, a verdade é que pouco se conhece sobre esse povo tao inteligente e desenvolvido que já viviam em grandes cidades e tinham uma estrutura socie economica bem estruturada muito antes dos europeus chegarem a esse continente que conhecemos hoje como America.

Senhor Luiz e as flautas Mayas no Museu Maya da Radio Petén  
Se voce se interessa por aprender mais sobre essa cultura tao fascinante e intrigante, nao deixe de visitar o Museu Maya da Isla de Flores e sede da Radio Petén. O museu está localizado em uma ilha que está a 5 minutos de barco saindo do lago da Isla de Flores. O senhor Luiz é o atual responsável pelo museu e pela preservacao da ilha privada que antes era um aterro sanitário e foi comprada e recuperado por seu pai a 45 anos atrás. Ali estao algumas pecas Mayas encontradas na Ilha ou nos Parques de Tikal e de Yaxhá. O ingresso ao museu, que custa 15 quetzales, te dara direito a um tour particular e uma aula do que representa a cultura Maya no mundo.

E para refrescar o calor, um nao, varios mergulhos no lago Petén Itzá, próprio para banho em toda orla da Isla de Flores.
Vista da Isla de Flores do Mirador do Sitio Arqueológico de Tayasal

A noite da Isla de Flores é bem badalada, restaurantes e bares com música ao vivo fazem a animacao dos turistas. 
Outro passeio bem interessante pra apreciar as noites estreladas e a bela lua do céu de Petén é ir ao Mirador do Sítio Arqueolócio de Tayasal. Algumas agencias da ilha tem parcerias com barqueiros que levam os turistas a noite até o mirador ou se voce preferir, o senhor Francisco (barqueiro e guia turístico de Isla de Flores) pode te levar até o mirador por um bom preco e muita hospitalidade ( Tel 5034-3602). Fique atento, estrelas cadentes cruzam o céu da Isla de Flores com frequencia! :)

Dicas para sua visita a Flores - Peten.
1. A viagem de onibus da Cidade da Guatemala até Petén dura 8 horas. A empresa ADN (Autobuses del Norte s/a) tem um onibus leito saindo da zona 1 ás 10 da noite, custa 180 quetzales, sao 20 quetzales a mais que a empresa Fuente del Norte mas vale a pena.
2. O hostel Los Amigos é uma boa opcao de hospedagem. Com staff super simpatico e bem badalado é otima dica pra quem viaja sozinho, principalmente os estrangeiros (a maioria do staff é estrangeiro) e para quem busca um pouquinho mais de privacidade mas á um preco bem acessível, o hostel tem uma outra casa com quartos privados de casal, triplo ou para 4 pessoas. 





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia de Princesa em Potsdam - Alemanha

Potsdam é uma cidade linda, repleta de palácios e jardins dos antigos reis da Prússia. 
Visitar Potsdam em um dia de verao é mais do que perfeito; é poder desfrutar do mais simples prazer como tomar sol nas margens do lago do Neuer Garten ao sentimento de reviver os momentos de gloria do século XVIII, caminhando pelos jardins do Palácio de Rei Frederico, o Grande (Palácio de Sanssouci).
Novo Palácio, campus da Universidade de Potsdam - Alemanha;  Fonte Própria



Existem 03 maneiras de chegar em Potsdam desde Berlim: de carro, trem, ou, se voce gosta de pedalar, uma bike também é uma boa opcao, pois há uma ciclovia berando o lago que é bem segura e bonita e sao só 26km até lá.
Lago de Heilinger, Neuer Garden, Potsdam - Fonte Própria
Recomendo ir cedo pra poder aproveitar bastante todos os pontos, comecando o dia com uma caminhada leve pelo Neuer Garden, parando para pegar uma corzinha de verao nas margens do lago Heiliger e até nadar um pouquinho, se voce gostar de agua gelada, é claro;  
No lago é possivel perceber um pouco da cultura germanica; apesar de ser um ambiente de entretenimento, o silencio do lugar é impressionante; O povo alemao é muito reservado e educado. As familias, os grupos de amigos, os casais, todos compartilham o mesmo ambiente mas, sempre respeitando o espaco um do outro.

Depois de uma manha relaxante no lago, é hora de ir conhecer os palácios de Potsdam!
Plantacao de uvas do Palácio de Sanssouci, Potsdam, Alemanha - Fonte Própria








Estátuas e bancos de marmore, Jardins do Palácio de Sanssouci - Fonte Própria
Conta a história que o Rei Frederico II era um nobre obcecado pela arte, arquitetura, musica, cultura e, cansado da falta de privacidade da Corte de Berlim, solicitou que fosse construido o Palácio de Sanssouci em Potsdam, sua residencia de verao. O rei opinou tanto na arquitetura e decoracao do Palácio que seu estilo foi caracterizado como ¨rococó fredericano¨. Os jardins do Palácio sao incriveis, é possível se imaginar caminhando com a corte do Rei, que saia todas as manhas tocando sua flauta e analizando as plantacoes de uva e laranja dos jardins. Até hoje é possivel acompanhar o processo do vinho feito com as uvas que cobrem os muros da escadaria principal do Palácio.
Nos jardins reais também há uma casa de Chá chinesa com esculturas banhadas a ouro e uma fonte rodeada de estátuas e bancos de marmore, um verdadeiro sonho de princesa!
Casa de Chá Chinesa - jardins reais - Potsdam - Fonte Própria

Centro Histórico de Xela - Quetzaltenango


Xelajú é uma cidade que está a 206km de Guatemala City, é a segunda cidade mais desenvolvida da Guatemala e também uma das mais históricas, suas construcoes sao datadas do final do século XIX e início do século XX.
Passagem Dom Enriquez, Quetzaltenango, Xelajú - Fonte Própria
Passar um fim de semana em Xela é uma oportunidade de conhecer aspectos da história da colonizacao espanhola e de saborear uma gastronomia internacional deliciosa; e também se divertir na noite animada dos bares e restaurantes da ´´Passage Dom Enriquez´´, onde se encontra lugares como o Salón Tecun
Desde 1910 o lugar já era uma taverna e até hoje conserva o estilo boemio e romatico daquela época. Vale a pena provar a pizza de lá (tamanho mediana para 02 pessoas custa de 70 a 80 quezales) é uma delicia, lembra muito a pizza da ´´Bela Vicari´´ (nome fictício para as ocasioes mais que especiais, onde meu irmao e minha cunhada se juntam pra fazer pizzas incriveis).

Colecao de Maquinas Fotograficas, Cafe La Luna - Fonte Própria

Outro lugar imperdível para quem vai a Xela é o Cafe La Luna, lá servem o melhor chocolate quente da cidade! Por ser uma cidade muito alta, faz um pouco de frio em Xelajú (por volta dos 10 graus a noite) e um chocolate quentinho é uma boa pedida. O café também dá lugar a um museu de antiguidades (diversos tipos de maquinas fotograficas, telefones, uma geladeira azul linda e radios antigos fazem parte da decoracao do local), e um teatro, mas nao vá tarde, o café museu fecha ás 9 da noite!


Ainda falando da noite ´´quezaltemanteca´´, El balcón del Enriquez é um bar que está no segundo andar da passagem Enriquez e apesar de nao ser muito barato (uma michelada, cerveja temperada com sal, limao e suco de tomate, muito famosa aqui na Guatemala, custa 40 quezales) tem uma vista incrível do Parque de Xela e é um lugar quase que exclusivo...
El Balcón del Enriquez, Xelajú, Quezaltenango - Fonte Própria





Depois de aproveitar a noite agitada de sábado, melhor opcao pro domingo é passear pelo centro histórico da cidade. A catedral, o parque central e o teatro, construcoes com estilo neoclassico europeu. E para almocar um feijao caseiro delicioso com gostinho brasileiro uma opcao é o Tacontento do Centro Histórico. Voce deve estar pensando, mas esse restaurante é de comida mexicana, e sim, é mesmo, mas o arroz e feijao que acompanha as tortilhas ou as flautas de ´´pollo´´ sao quase como se tivessem sidos feitos por um brasileiro... 
Parque e fachada da Catedral de Xela - Fonte
Própria





Entrada do Teatro Municipal - Quezaltenango , Fonte Própria

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GuateLinda!!!

Se voce é apaixonado por natureza, historia, cultura e tradicao, Guatemala é o lugar certo para suas próximas férias!
Uma mescla de cultura indígena, colonial europeia e uma cidade cosmopolita, assim é a Guatemala; um país que foi a capital da America Central no século XIX, e também pertenceu aos povos Mayas, que simplesmente desapareceram deixando enormes cidades de pedra, templos enterrados; histórias que o homem ainda nao conseguiu explicar...
Se o seu foco é cultura e entretenimento, a Cidade da Guatemala é o seu lugar! Museus, teatros, cafés, centros culturais, bares, restaurantes e centro comerciais, tudo isso unido a hospitalidade dos ¨chapins¨, uma forma incrível de receber as pessoas.
Apresentacao de musica e danca no Conservatório de Musica de Guatemala - Fonte Própria
A cidade também é cercada por varios vulcoes que ao nascer e por do sol, compoe paisagens lindas e inesquecíveis!
Ruinas da Igreja de Sao Francisco, O Grande; Antigua - Fonte Própria

Para voltar ao tempo da colonizacao espanhola, uma visita a Antigua é imprescíndivel. Está a 45 minutos da cidade e é considerada Patrimonio Mundial. Teve suas igrejas e palácios transferidos para a Cidade de Guatemala depois que um terremoto arrasou as construcoes no século XVIII. Antigua é a principal cidade turística de Guatemala, com hoteis e escolas de espanhol que recebem turistas e intercambistas de todo o mundo.



Em alguns povoados a cultura indígena ainda é predominante e alguns nem falam o espanhol e sim, idiomas indígenas ou de descendentes Mayas como o Kaqchikel e o Q'echi. Visitar povos como Santiago de Panajachel é mergulhar na tradicao cultural de um povo que cultiva os trajes, o idioma e um estilo de vida muito interessante.

Lago de Atitlan; Panajachel - Fonte Própria
 Informacoes Importantes:

1. Brasileiros nao necessitam de visto para ir a Guatemala e podem passar até 03 meses no país, porém para entrar no país é obrigatório ter uma passagem de retorno.
2. Para aqueles que já tem um visto Americano, o melhor é comprar um voo SP - Miami - Guatemala, custa mais barato, mesmo porque ainda nao há voos diretamente de SP para a Guatemala.
3. A moeda oficial é o Quezal, R$1,00 sao, mais ou menos, 4 quezales, U$1 sao quase 8 quesales; O cambio de dollar em espécie tem a melhor taxa, porem todos os cartoes de crédito sao aceitos na maioria dos centros comerciais e há caixas eletronicos para sacar dinheiro em moeda local.
4. Claro que como todas as partes do mundo, Guatemala tambem tem seus problemas de seguranca, entao a recomendacao é ter cuidado e sempre estar atento, só isso; 

Que voce tá esperando??? Vem passar as férias na Guatelinda!!! 

Paris em 03 dias - Dicas para aproveitar o melhor da Cidade Luz

Paris é conhecida como a Cidade da Luz, e nao há melhor definicao para essa megalópole repleta de detalhes, que fazem com que realmente a cidade seja iluminada de cultura, romance, arte e entretenimento por todos os lados.
A cidade oferece tantas opcoes que todo o tempo do mundo nao seria suficiente para se cansar de estar em Paris, mas, como na maioria dos casos, temos no maximo um mes de ferias, 03 dias é suficiente para conhecer os pontos turísticos da cidade;
Antes de ir a Paris é importante fazer um pequeno planejamento para nao perder muito tempo e conseguir aproveitar melhor os lugares,  levando em conta que há lugares que voce vai gostar mais que outros, sendo assim, o planejamento é só uma base para comecar a viagem e nao é obirgatorio seguir-lo ao pé da letra, lembre-se que o melhor da viagem sao as surpresas que acontecem no caminho...
Os pontos turísticos mais conhecidos sao a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Avenida Champs-élysées, o Museu do Louvre, o Grande Palacio e seus jardins, a Catedral de Notre Dame e a Basílica de Sacre Coeur;
Mapa de Paris - Fonte Própria
Planejando um roteiro por Paris:

1. Hospedagem:

Para estar em Paris no melhor estilo New Hippie Generation (pessoas que viajam pelo mundo sem muito dinheiro mais que presam por conforto e qualidade), a melhor opcao é escolher um Hostel perto de uma estacao de metro, que é o transporte mais barato e eficaz para chegar aos lugares turísticos; 
Se voce viaja com amigos ou com a familia, uma boa opcao é o Hostel Le d´Artagnan, http://www.hihostels.com/dba/hostels-Paris----Le-d-Artagnan-020001.pt.htm  . A diaria de uma cama em quarto compartido custa 27 euros com café da manha incluido. O hostel está a 5 quadras do metro mas nao recomendo para pessoas que viajam sozinhas porque o pessoal da recepcao nao é muito simpático, é capaz que voce se sinta um pouco perdido e sozinho se nao sabe falar frances...

Outra boa opcao é o The Loft Hostel http://www.hostelbookers.com/hostels/france/paris/81904/ está localizado perto de 02 estacoes de metro e em um bairro que é a ¨China Town¨ de Paris e com muitas opcoes de bares e restaurantes baratos e bem pertinho. O Hostel é bem alegre e super acolhedor! Uma otima opcao pra quem viaja sozinho, o pessoal que trabalha é super simpático e atencioso e é muito fácil conhecer gente; quando se menos espera, já se formou um grupo de mochileiros de diferentes países em uma conversa animadissima na área do café,e em diversos idiomas. Uma dica importante desse hostel é fazer a reserva pela internet porque a tarifa balcao (sem reserva) pode custar o dobro do preco...

2. Torre Eiffel

Visitar a Torre Eiffel é classico e imperdível principalmente pra quem vai á Paris por primeira vez! Para subir na Torre e ter uma vista completa da Cidade Luz pode-se optar por subir de elevador até o topo da Torre (preco: 14 euros por pessoa) ou subir de escadas até o segundo andar, custa 5 euros por pessoa e além de fazer exercício, voce ainda economiza para poder tomar uma cervejinha gelada no bar do primeiro andar (um copo de 500ml de Heineken custa 7 euros), vai por mim, depois de subir as escadas, a cerveja, o lugar, a vista, fica tudo mais intenso kkkkkkkk 
Para outras informacoes ou reservas de grupos (tem desconto) acesse a página http://www.eiffel-tower.com/pt 
Vista do primeiro andar da Torre Eiffel - Fonte Própria
Jardins do Palacio de Chaillot - Fonte Própria
Depois de subir e descer os mais de 300 degraus da Torre Eiffel, o melhor é descansar nos jardins do Palácio de Chaillot. No verao, onde o por do sol acontece por volta das 9 da noite, uma boa dica é fazer esse passeio lá pelas 7 da tarde, é lindo ver a Torre iluminada! Se sua viagem é ao lado de uma boa companhia, passe em um dos muitos mercados e padarias espalhados pela cidade e aproveite para fazer um pic-nic nos jardins que cercam a Torre. É fácil de encontrar um bom vinho a um bom preco e as baguetes e os queijos sao deliciosos e perfeitos para um romantico pic-nic a luz da Torre... 

2. Arco do Triunfo, Avenida Champs Elysees e Musée du Louvre

Arco do Triunfo - Fonte Própria
Entrada Principal do museu do Louvre - Fonte Própria
Os pontos mais importantes históricamente e culturalmente falando estao localizados na Avenida Champs Elysees. Uma dica é comecar um roteiro visitando o Arco do Triunfo e caminhar pela avenida até o Museu do Louvre. Se voce tem muito interesse em entrar no Louvre, é verdade que a fila para comprar o ingresso é enorme e se for o primeiro domingo do mes, ainda pior, porque é de graca para entrar. Uma boa dica é procurar entradas alternativas; o museu é enorme e algumas galerias tem entrada e saída própria e também dao acesso as galerias principais do museu. Se voce é um amante das artes reserve uma boa parte do tempo para visitar o Louvre porque, com certeza, quando voce entrar ali, nao vai querer sair mais...
Um lugar muito agradável para passear, comprar souveniers, levar as criancas para se divertir no parque de diversao, comer desde biscoitos caseiros, 
Jardin des Tuileries - Fonte Própria
os famosos ´macarons´ ou um sanduiche rápido ou descansar nas lindas áreas verdes do Jardin de Tuileries é a Rue de Rivoli, que é paralela ao museu do Louvre.

Se voce nao quer caminhar sozinho e prefere optar por um tour guiado há um tour gratis, só se paga uma gorjeta, do qual voce estabelece o valor ao final do tour; todos os dias ás 11 e as 13hs. Voce só tem que estar no ponto de encontro pré estabelecido uns 10 minutos antes. Os guias falam ingles e espanhol e normalmente o recorrido tem 2 horas de duracao; Quem foi disse que é muito interessante e vale a pena para economizar tempo e dinheiro! Mais informacoes no site http://www.newparistours.com/es/tours-diarios/tour-gratis.html.

3. Basílica de Sacré Coeur e Catedral de Notre Dame

Outra vista incrível da cidade é na cúpula da Basilica de Sacré Coeur. A entrada custa 8 euros e dá direito a visitar a cripta e a cúpula da basílica.
Na volta, retorne pela estacao de metro Pigalle e aproveite para conhecer a melhor loja de cerveja artesanal de Paris, experimente as diferentes cervejas com sabores e a gaseosa de gengibre que é uma delicia!
A Catedral de Notre Dame também é ponto turístico muito interessante e lindo de conhecer, ao redor da catedral há muitos jardins e também as margens do rio Sena sempre há artistas tocando música, é um ótimo lugar pra relaxar um pouco depois de muita, mais muita caminhada por Paris!
Vista da Cúpula da Basílica de Sacré Coeur - Fonte Própria