terça-feira, 25 de setembro de 2012

Petén - Coracao da Civilizacao Maya


Petén é um dos lugares mais turísticos e talvez com as mais lindas paisagens da Guatemala. Nesse departamento estao os principais parques arqueológicos do país onde se preserva um pouco do que se conhece da civilizacao Maya; sao templos, pracas, ruinas de cidades inteiras feitas de enormes piramides de pedras que impressionam por seus formatos e localizacao; Ali também está uma das mais belas selvas do mundo. 

Mapa do Parque Nacional de Tikal
Mapa do Parque de Yaxhá
Há dois lugares impressindíveis para quem quer conhecer a história das civilizacoes Mayas: sao os parques nacionais de Tikal e o de Yaxhá. 

Há saídas diarias para os Parques desde Isla de Flores, o onibus de ida e volta para o parque Nacional de Tikal custa 60 quezales (lembre-se 1 dolar americano valem, mais ou menos, 7,5 quetzales) e para o parque de Yaxhá custa 100 quetzales ida e volta, porém acorde cedo porque os onibus saem ás 7h30 em ponto. Mesmo indo de onibus, todo mundo tem que pagar a entrada aos parques, 150 quetzales para estrageiros e 25 quezales para guatemaltecos. Aos domingos, a entrada para nacionais no parque Yaxhá é de graca.
Nao esqueca o protetor solar, roupas leves, tenis para caminhada e repelente de insetos; faz muito calor nos parques e as ruinas estao praticamente no meio da selva, é bem comum ver passaros, macacos e outros animais silvestres durante as caminhadas.
Vista de uma das piramide Maya do Parque de Yaxhá.
Praca Principal de Culto ao Sol e a Lua - Parque Nacional de Tikal




      Alguns historiadores e arqueólogos contam que as civilizacoes Mayas já habitavam a america central desde 10.000 anos antes de Cristo. Os Mayas tinham seu calendário próprio e, de acordo com as descobertas, em 21 de dezembro de 2012 sua nacao completaria o 13 Baktun (1 Baktun é um período de 144.000 dias) se termina um baktun e se inicia outro, como aconteceu com o calendário cristao em 2000, quando acabou o 1 milenio e comecou o segundo. Há muitas teorias sobre as civilizacoes Mayas, a verdade é que pouco se conhece sobre esse povo tao inteligente e desenvolvido que já viviam em grandes cidades e tinham uma estrutura socie economica bem estruturada muito antes dos europeus chegarem a esse continente que conhecemos hoje como America.

Senhor Luiz e as flautas Mayas no Museu Maya da Radio Petén  
Se voce se interessa por aprender mais sobre essa cultura tao fascinante e intrigante, nao deixe de visitar o Museu Maya da Isla de Flores e sede da Radio Petén. O museu está localizado em uma ilha que está a 5 minutos de barco saindo do lago da Isla de Flores. O senhor Luiz é o atual responsável pelo museu e pela preservacao da ilha privada que antes era um aterro sanitário e foi comprada e recuperado por seu pai a 45 anos atrás. Ali estao algumas pecas Mayas encontradas na Ilha ou nos Parques de Tikal e de Yaxhá. O ingresso ao museu, que custa 15 quetzales, te dara direito a um tour particular e uma aula do que representa a cultura Maya no mundo.

E para refrescar o calor, um nao, varios mergulhos no lago Petén Itzá, próprio para banho em toda orla da Isla de Flores.
Vista da Isla de Flores do Mirador do Sitio Arqueológico de Tayasal

A noite da Isla de Flores é bem badalada, restaurantes e bares com música ao vivo fazem a animacao dos turistas. 
Outro passeio bem interessante pra apreciar as noites estreladas e a bela lua do céu de Petén é ir ao Mirador do Sítio Arqueolócio de Tayasal. Algumas agencias da ilha tem parcerias com barqueiros que levam os turistas a noite até o mirador ou se voce preferir, o senhor Francisco (barqueiro e guia turístico de Isla de Flores) pode te levar até o mirador por um bom preco e muita hospitalidade ( Tel 5034-3602). Fique atento, estrelas cadentes cruzam o céu da Isla de Flores com frequencia! :)

Dicas para sua visita a Flores - Peten.
1. A viagem de onibus da Cidade da Guatemala até Petén dura 8 horas. A empresa ADN (Autobuses del Norte s/a) tem um onibus leito saindo da zona 1 ás 10 da noite, custa 180 quetzales, sao 20 quetzales a mais que a empresa Fuente del Norte mas vale a pena.
2. O hostel Los Amigos é uma boa opcao de hospedagem. Com staff super simpatico e bem badalado é otima dica pra quem viaja sozinho, principalmente os estrangeiros (a maioria do staff é estrangeiro) e para quem busca um pouquinho mais de privacidade mas á um preco bem acessível, o hostel tem uma outra casa com quartos privados de casal, triplo ou para 4 pessoas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário