terça-feira, 25 de setembro de 2012

Petén - Coracao da Civilizacao Maya


Petén é um dos lugares mais turísticos e talvez com as mais lindas paisagens da Guatemala. Nesse departamento estao os principais parques arqueológicos do país onde se preserva um pouco do que se conhece da civilizacao Maya; sao templos, pracas, ruinas de cidades inteiras feitas de enormes piramides de pedras que impressionam por seus formatos e localizacao; Ali também está uma das mais belas selvas do mundo. 

Mapa do Parque Nacional de Tikal
Mapa do Parque de Yaxhá
Há dois lugares impressindíveis para quem quer conhecer a história das civilizacoes Mayas: sao os parques nacionais de Tikal e o de Yaxhá. 

Há saídas diarias para os Parques desde Isla de Flores, o onibus de ida e volta para o parque Nacional de Tikal custa 60 quezales (lembre-se 1 dolar americano valem, mais ou menos, 7,5 quetzales) e para o parque de Yaxhá custa 100 quetzales ida e volta, porém acorde cedo porque os onibus saem ás 7h30 em ponto. Mesmo indo de onibus, todo mundo tem que pagar a entrada aos parques, 150 quetzales para estrageiros e 25 quezales para guatemaltecos. Aos domingos, a entrada para nacionais no parque Yaxhá é de graca.
Nao esqueca o protetor solar, roupas leves, tenis para caminhada e repelente de insetos; faz muito calor nos parques e as ruinas estao praticamente no meio da selva, é bem comum ver passaros, macacos e outros animais silvestres durante as caminhadas.
Vista de uma das piramide Maya do Parque de Yaxhá.
Praca Principal de Culto ao Sol e a Lua - Parque Nacional de Tikal




      Alguns historiadores e arqueólogos contam que as civilizacoes Mayas já habitavam a america central desde 10.000 anos antes de Cristo. Os Mayas tinham seu calendário próprio e, de acordo com as descobertas, em 21 de dezembro de 2012 sua nacao completaria o 13 Baktun (1 Baktun é um período de 144.000 dias) se termina um baktun e se inicia outro, como aconteceu com o calendário cristao em 2000, quando acabou o 1 milenio e comecou o segundo. Há muitas teorias sobre as civilizacoes Mayas, a verdade é que pouco se conhece sobre esse povo tao inteligente e desenvolvido que já viviam em grandes cidades e tinham uma estrutura socie economica bem estruturada muito antes dos europeus chegarem a esse continente que conhecemos hoje como America.

Senhor Luiz e as flautas Mayas no Museu Maya da Radio Petén  
Se voce se interessa por aprender mais sobre essa cultura tao fascinante e intrigante, nao deixe de visitar o Museu Maya da Isla de Flores e sede da Radio Petén. O museu está localizado em uma ilha que está a 5 minutos de barco saindo do lago da Isla de Flores. O senhor Luiz é o atual responsável pelo museu e pela preservacao da ilha privada que antes era um aterro sanitário e foi comprada e recuperado por seu pai a 45 anos atrás. Ali estao algumas pecas Mayas encontradas na Ilha ou nos Parques de Tikal e de Yaxhá. O ingresso ao museu, que custa 15 quetzales, te dara direito a um tour particular e uma aula do que representa a cultura Maya no mundo.

E para refrescar o calor, um nao, varios mergulhos no lago Petén Itzá, próprio para banho em toda orla da Isla de Flores.
Vista da Isla de Flores do Mirador do Sitio Arqueológico de Tayasal

A noite da Isla de Flores é bem badalada, restaurantes e bares com música ao vivo fazem a animacao dos turistas. 
Outro passeio bem interessante pra apreciar as noites estreladas e a bela lua do céu de Petén é ir ao Mirador do Sítio Arqueolócio de Tayasal. Algumas agencias da ilha tem parcerias com barqueiros que levam os turistas a noite até o mirador ou se voce preferir, o senhor Francisco (barqueiro e guia turístico de Isla de Flores) pode te levar até o mirador por um bom preco e muita hospitalidade ( Tel 5034-3602). Fique atento, estrelas cadentes cruzam o céu da Isla de Flores com frequencia! :)

Dicas para sua visita a Flores - Peten.
1. A viagem de onibus da Cidade da Guatemala até Petén dura 8 horas. A empresa ADN (Autobuses del Norte s/a) tem um onibus leito saindo da zona 1 ás 10 da noite, custa 180 quetzales, sao 20 quetzales a mais que a empresa Fuente del Norte mas vale a pena.
2. O hostel Los Amigos é uma boa opcao de hospedagem. Com staff super simpatico e bem badalado é otima dica pra quem viaja sozinho, principalmente os estrangeiros (a maioria do staff é estrangeiro) e para quem busca um pouquinho mais de privacidade mas á um preco bem acessível, o hostel tem uma outra casa com quartos privados de casal, triplo ou para 4 pessoas. 





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia de Princesa em Potsdam - Alemanha

Potsdam é uma cidade linda, repleta de palácios e jardins dos antigos reis da Prússia. 
Visitar Potsdam em um dia de verao é mais do que perfeito; é poder desfrutar do mais simples prazer como tomar sol nas margens do lago do Neuer Garten ao sentimento de reviver os momentos de gloria do século XVIII, caminhando pelos jardins do Palácio de Rei Frederico, o Grande (Palácio de Sanssouci).
Novo Palácio, campus da Universidade de Potsdam - Alemanha;  Fonte Própria



Existem 03 maneiras de chegar em Potsdam desde Berlim: de carro, trem, ou, se voce gosta de pedalar, uma bike também é uma boa opcao, pois há uma ciclovia berando o lago que é bem segura e bonita e sao só 26km até lá.
Lago de Heilinger, Neuer Garden, Potsdam - Fonte Própria
Recomendo ir cedo pra poder aproveitar bastante todos os pontos, comecando o dia com uma caminhada leve pelo Neuer Garden, parando para pegar uma corzinha de verao nas margens do lago Heiliger e até nadar um pouquinho, se voce gostar de agua gelada, é claro;  
No lago é possivel perceber um pouco da cultura germanica; apesar de ser um ambiente de entretenimento, o silencio do lugar é impressionante; O povo alemao é muito reservado e educado. As familias, os grupos de amigos, os casais, todos compartilham o mesmo ambiente mas, sempre respeitando o espaco um do outro.

Depois de uma manha relaxante no lago, é hora de ir conhecer os palácios de Potsdam!
Plantacao de uvas do Palácio de Sanssouci, Potsdam, Alemanha - Fonte Própria








Estátuas e bancos de marmore, Jardins do Palácio de Sanssouci - Fonte Própria
Conta a história que o Rei Frederico II era um nobre obcecado pela arte, arquitetura, musica, cultura e, cansado da falta de privacidade da Corte de Berlim, solicitou que fosse construido o Palácio de Sanssouci em Potsdam, sua residencia de verao. O rei opinou tanto na arquitetura e decoracao do Palácio que seu estilo foi caracterizado como ¨rococó fredericano¨. Os jardins do Palácio sao incriveis, é possível se imaginar caminhando com a corte do Rei, que saia todas as manhas tocando sua flauta e analizando as plantacoes de uva e laranja dos jardins. Até hoje é possivel acompanhar o processo do vinho feito com as uvas que cobrem os muros da escadaria principal do Palácio.
Nos jardins reais também há uma casa de Chá chinesa com esculturas banhadas a ouro e uma fonte rodeada de estátuas e bancos de marmore, um verdadeiro sonho de princesa!
Casa de Chá Chinesa - jardins reais - Potsdam - Fonte Própria

Centro Histórico de Xela - Quetzaltenango


Xelajú é uma cidade que está a 206km de Guatemala City, é a segunda cidade mais desenvolvida da Guatemala e também uma das mais históricas, suas construcoes sao datadas do final do século XIX e início do século XX.
Passagem Dom Enriquez, Quetzaltenango, Xelajú - Fonte Própria
Passar um fim de semana em Xela é uma oportunidade de conhecer aspectos da história da colonizacao espanhola e de saborear uma gastronomia internacional deliciosa; e também se divertir na noite animada dos bares e restaurantes da ´´Passage Dom Enriquez´´, onde se encontra lugares como o Salón Tecun
Desde 1910 o lugar já era uma taverna e até hoje conserva o estilo boemio e romatico daquela época. Vale a pena provar a pizza de lá (tamanho mediana para 02 pessoas custa de 70 a 80 quezales) é uma delicia, lembra muito a pizza da ´´Bela Vicari´´ (nome fictício para as ocasioes mais que especiais, onde meu irmao e minha cunhada se juntam pra fazer pizzas incriveis).

Colecao de Maquinas Fotograficas, Cafe La Luna - Fonte Própria

Outro lugar imperdível para quem vai a Xela é o Cafe La Luna, lá servem o melhor chocolate quente da cidade! Por ser uma cidade muito alta, faz um pouco de frio em Xelajú (por volta dos 10 graus a noite) e um chocolate quentinho é uma boa pedida. O café também dá lugar a um museu de antiguidades (diversos tipos de maquinas fotograficas, telefones, uma geladeira azul linda e radios antigos fazem parte da decoracao do local), e um teatro, mas nao vá tarde, o café museu fecha ás 9 da noite!


Ainda falando da noite ´´quezaltemanteca´´, El balcón del Enriquez é um bar que está no segundo andar da passagem Enriquez e apesar de nao ser muito barato (uma michelada, cerveja temperada com sal, limao e suco de tomate, muito famosa aqui na Guatemala, custa 40 quezales) tem uma vista incrível do Parque de Xela e é um lugar quase que exclusivo...
El Balcón del Enriquez, Xelajú, Quezaltenango - Fonte Própria





Depois de aproveitar a noite agitada de sábado, melhor opcao pro domingo é passear pelo centro histórico da cidade. A catedral, o parque central e o teatro, construcoes com estilo neoclassico europeu. E para almocar um feijao caseiro delicioso com gostinho brasileiro uma opcao é o Tacontento do Centro Histórico. Voce deve estar pensando, mas esse restaurante é de comida mexicana, e sim, é mesmo, mas o arroz e feijao que acompanha as tortilhas ou as flautas de ´´pollo´´ sao quase como se tivessem sidos feitos por um brasileiro... 
Parque e fachada da Catedral de Xela - Fonte
Própria





Entrada do Teatro Municipal - Quezaltenango , Fonte Própria

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GuateLinda!!!

Se voce é apaixonado por natureza, historia, cultura e tradicao, Guatemala é o lugar certo para suas próximas férias!
Uma mescla de cultura indígena, colonial europeia e uma cidade cosmopolita, assim é a Guatemala; um país que foi a capital da America Central no século XIX, e também pertenceu aos povos Mayas, que simplesmente desapareceram deixando enormes cidades de pedra, templos enterrados; histórias que o homem ainda nao conseguiu explicar...
Se o seu foco é cultura e entretenimento, a Cidade da Guatemala é o seu lugar! Museus, teatros, cafés, centros culturais, bares, restaurantes e centro comerciais, tudo isso unido a hospitalidade dos ¨chapins¨, uma forma incrível de receber as pessoas.
Apresentacao de musica e danca no Conservatório de Musica de Guatemala - Fonte Própria
A cidade também é cercada por varios vulcoes que ao nascer e por do sol, compoe paisagens lindas e inesquecíveis!
Ruinas da Igreja de Sao Francisco, O Grande; Antigua - Fonte Própria

Para voltar ao tempo da colonizacao espanhola, uma visita a Antigua é imprescíndivel. Está a 45 minutos da cidade e é considerada Patrimonio Mundial. Teve suas igrejas e palácios transferidos para a Cidade de Guatemala depois que um terremoto arrasou as construcoes no século XVIII. Antigua é a principal cidade turística de Guatemala, com hoteis e escolas de espanhol que recebem turistas e intercambistas de todo o mundo.



Em alguns povoados a cultura indígena ainda é predominante e alguns nem falam o espanhol e sim, idiomas indígenas ou de descendentes Mayas como o Kaqchikel e o Q'echi. Visitar povos como Santiago de Panajachel é mergulhar na tradicao cultural de um povo que cultiva os trajes, o idioma e um estilo de vida muito interessante.

Lago de Atitlan; Panajachel - Fonte Própria
 Informacoes Importantes:

1. Brasileiros nao necessitam de visto para ir a Guatemala e podem passar até 03 meses no país, porém para entrar no país é obrigatório ter uma passagem de retorno.
2. Para aqueles que já tem um visto Americano, o melhor é comprar um voo SP - Miami - Guatemala, custa mais barato, mesmo porque ainda nao há voos diretamente de SP para a Guatemala.
3. A moeda oficial é o Quezal, R$1,00 sao, mais ou menos, 4 quezales, U$1 sao quase 8 quesales; O cambio de dollar em espécie tem a melhor taxa, porem todos os cartoes de crédito sao aceitos na maioria dos centros comerciais e há caixas eletronicos para sacar dinheiro em moeda local.
4. Claro que como todas as partes do mundo, Guatemala tambem tem seus problemas de seguranca, entao a recomendacao é ter cuidado e sempre estar atento, só isso; 

Que voce tá esperando??? Vem passar as férias na Guatelinda!!! 

Paris em 03 dias - Dicas para aproveitar o melhor da Cidade Luz

Paris é conhecida como a Cidade da Luz, e nao há melhor definicao para essa megalópole repleta de detalhes, que fazem com que realmente a cidade seja iluminada de cultura, romance, arte e entretenimento por todos os lados.
A cidade oferece tantas opcoes que todo o tempo do mundo nao seria suficiente para se cansar de estar em Paris, mas, como na maioria dos casos, temos no maximo um mes de ferias, 03 dias é suficiente para conhecer os pontos turísticos da cidade;
Antes de ir a Paris é importante fazer um pequeno planejamento para nao perder muito tempo e conseguir aproveitar melhor os lugares,  levando em conta que há lugares que voce vai gostar mais que outros, sendo assim, o planejamento é só uma base para comecar a viagem e nao é obirgatorio seguir-lo ao pé da letra, lembre-se que o melhor da viagem sao as surpresas que acontecem no caminho...
Os pontos turísticos mais conhecidos sao a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Avenida Champs-élysées, o Museu do Louvre, o Grande Palacio e seus jardins, a Catedral de Notre Dame e a Basílica de Sacre Coeur;
Mapa de Paris - Fonte Própria
Planejando um roteiro por Paris:

1. Hospedagem:

Para estar em Paris no melhor estilo New Hippie Generation (pessoas que viajam pelo mundo sem muito dinheiro mais que presam por conforto e qualidade), a melhor opcao é escolher um Hostel perto de uma estacao de metro, que é o transporte mais barato e eficaz para chegar aos lugares turísticos; 
Se voce viaja com amigos ou com a familia, uma boa opcao é o Hostel Le d´Artagnan, http://www.hihostels.com/dba/hostels-Paris----Le-d-Artagnan-020001.pt.htm  . A diaria de uma cama em quarto compartido custa 27 euros com café da manha incluido. O hostel está a 5 quadras do metro mas nao recomendo para pessoas que viajam sozinhas porque o pessoal da recepcao nao é muito simpático, é capaz que voce se sinta um pouco perdido e sozinho se nao sabe falar frances...

Outra boa opcao é o The Loft Hostel http://www.hostelbookers.com/hostels/france/paris/81904/ está localizado perto de 02 estacoes de metro e em um bairro que é a ¨China Town¨ de Paris e com muitas opcoes de bares e restaurantes baratos e bem pertinho. O Hostel é bem alegre e super acolhedor! Uma otima opcao pra quem viaja sozinho, o pessoal que trabalha é super simpático e atencioso e é muito fácil conhecer gente; quando se menos espera, já se formou um grupo de mochileiros de diferentes países em uma conversa animadissima na área do café,e em diversos idiomas. Uma dica importante desse hostel é fazer a reserva pela internet porque a tarifa balcao (sem reserva) pode custar o dobro do preco...

2. Torre Eiffel

Visitar a Torre Eiffel é classico e imperdível principalmente pra quem vai á Paris por primeira vez! Para subir na Torre e ter uma vista completa da Cidade Luz pode-se optar por subir de elevador até o topo da Torre (preco: 14 euros por pessoa) ou subir de escadas até o segundo andar, custa 5 euros por pessoa e além de fazer exercício, voce ainda economiza para poder tomar uma cervejinha gelada no bar do primeiro andar (um copo de 500ml de Heineken custa 7 euros), vai por mim, depois de subir as escadas, a cerveja, o lugar, a vista, fica tudo mais intenso kkkkkkkk 
Para outras informacoes ou reservas de grupos (tem desconto) acesse a página http://www.eiffel-tower.com/pt 
Vista do primeiro andar da Torre Eiffel - Fonte Própria
Jardins do Palacio de Chaillot - Fonte Própria
Depois de subir e descer os mais de 300 degraus da Torre Eiffel, o melhor é descansar nos jardins do Palácio de Chaillot. No verao, onde o por do sol acontece por volta das 9 da noite, uma boa dica é fazer esse passeio lá pelas 7 da tarde, é lindo ver a Torre iluminada! Se sua viagem é ao lado de uma boa companhia, passe em um dos muitos mercados e padarias espalhados pela cidade e aproveite para fazer um pic-nic nos jardins que cercam a Torre. É fácil de encontrar um bom vinho a um bom preco e as baguetes e os queijos sao deliciosos e perfeitos para um romantico pic-nic a luz da Torre... 

2. Arco do Triunfo, Avenida Champs Elysees e Musée du Louvre

Arco do Triunfo - Fonte Própria
Entrada Principal do museu do Louvre - Fonte Própria
Os pontos mais importantes históricamente e culturalmente falando estao localizados na Avenida Champs Elysees. Uma dica é comecar um roteiro visitando o Arco do Triunfo e caminhar pela avenida até o Museu do Louvre. Se voce tem muito interesse em entrar no Louvre, é verdade que a fila para comprar o ingresso é enorme e se for o primeiro domingo do mes, ainda pior, porque é de graca para entrar. Uma boa dica é procurar entradas alternativas; o museu é enorme e algumas galerias tem entrada e saída própria e também dao acesso as galerias principais do museu. Se voce é um amante das artes reserve uma boa parte do tempo para visitar o Louvre porque, com certeza, quando voce entrar ali, nao vai querer sair mais...
Um lugar muito agradável para passear, comprar souveniers, levar as criancas para se divertir no parque de diversao, comer desde biscoitos caseiros, 
Jardin des Tuileries - Fonte Própria
os famosos ´macarons´ ou um sanduiche rápido ou descansar nas lindas áreas verdes do Jardin de Tuileries é a Rue de Rivoli, que é paralela ao museu do Louvre.

Se voce nao quer caminhar sozinho e prefere optar por um tour guiado há um tour gratis, só se paga uma gorjeta, do qual voce estabelece o valor ao final do tour; todos os dias ás 11 e as 13hs. Voce só tem que estar no ponto de encontro pré estabelecido uns 10 minutos antes. Os guias falam ingles e espanhol e normalmente o recorrido tem 2 horas de duracao; Quem foi disse que é muito interessante e vale a pena para economizar tempo e dinheiro! Mais informacoes no site http://www.newparistours.com/es/tours-diarios/tour-gratis.html.

3. Basílica de Sacré Coeur e Catedral de Notre Dame

Outra vista incrível da cidade é na cúpula da Basilica de Sacré Coeur. A entrada custa 8 euros e dá direito a visitar a cripta e a cúpula da basílica.
Na volta, retorne pela estacao de metro Pigalle e aproveite para conhecer a melhor loja de cerveja artesanal de Paris, experimente as diferentes cervejas com sabores e a gaseosa de gengibre que é uma delicia!
A Catedral de Notre Dame também é ponto turístico muito interessante e lindo de conhecer, ao redor da catedral há muitos jardins e também as margens do rio Sena sempre há artistas tocando música, é um ótimo lugar pra relaxar um pouco depois de muita, mais muita caminhada por Paris!
Vista da Cúpula da Basílica de Sacré Coeur - Fonte Própria