quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Você já foi a Bahia? Então vá...

Olá queridos, sei que faz um tempo que não apareço por aqui, a vida acelera e a gente acaba não conseguindo fazer tudo, não exatamente do jeito que gostaria. :/

Já compartilhei com vocês algumas histórias dos países que visitei mundo a fora, porém, esse post de hoje é um dos mais especiais! Vou falar sobre a Bahia, terra mágica, de uma energia incrível! Mais precisamente de Arraial d´Ajuda, lugar que me fez sonhar em ganhar o mundo pela primeira vez, em 2007, e que recarreguei as energias para mais um período de bons ventos, em julho de 2016.

Esperando o voo no aeroporto com o livro Mar Sem Fim, do Amyr Klink. Indicação de leitura do meu pai, que levei na mochila, li e sonhei com as histórias e aventuras, e descobri que "Um homem precisa viajar (...)", nos meus dias de praia nessa minha primeira viagem sozinha à Bahia.


O ano era 2007, eu trabalhava como recepcionista em um hotel e estava prestes a tirar minhas primeiras férias. Um amigo me deu a dica, "_Ana, vai pra Bahia, você não vai se arrepender". Eu já tinha ido pra Porto Seguro na adolescência (nas famosas viagens de formatura), mas até aquele momento nunca tinha me aventurado numa viagem sozinha. Decidi fazer meu primeiro "mochilão", passaria 15 dias na Bahia. Ficaria em Arraial d´Ajuda (mais ao sul, próximo a Porto Seguro), depois iria para Morro de São Paulo (mais ao norte, próximo a Salvador), e Salvador (vindo de Porto Seguro e voltando para São Paulo). 


Mar de Arraial visto do avião - Fonte Própria - Jul/2016
Em julho desse ano (2016) decidi passar 05 dias lá, sem planejar muito, mas por uma boa causa, estava um pouco cansada por conta do trabalho e dos desafios do dia-a-dia, e claro que foi incrivelmente mágico de novo ;)


Nas duas vezes, arrumei a mochila e lá fui eu para Arraial d´Ajuda...





Arraial, como a própria definição já diz, é uma pequena aldeia, lugarejo. Para chegar lá, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, depois pode-se pegar um táxi até a balsa e de lá, atravessar para Arraial. O trajeto de barco dura no máximo 10 minutos e já dá uma dimensão do que você pode esperar por lá. Dessa ultima vez que fui, por exemplo, o por do sol coloria a paisagem linda daquele lugar paradisíaco. Já cheguei me sentindo abençoada por Deus!

Fim de tarde da Balsa de Porto Seguro para Arraial - Fonte Própria - Jul/2016
Quando fui em 2007, não sabia o que esperar da viagem, era a primeira vez que fazia algo assim sozinha, estava acostumada a viajar mas sempre acompanhada (grupo de amigos, família). Pra reduzir os custos, nas 02 vezes, me hospedei em Hostel. Em 2007 foi a primeira vez também que fiquei nesse tipo de hospedagem, e me encantei de tal forma que meses depois fui trabalhar em um, em São Paulo. Pra quem viaja sozinha, ficar em um Hostel é a melhor opção, os quartos compartilhados e as áreas comuns propiciam um clima de amizade, há sempre outras pessoas que estão na mesma situação que você (viajando sozinhas), o interessante também é que por mais que você conheça muitas pessoas, você não tem aquela obrigação de acompanha-las em todos os lugares, é uma sensação de liberdade e compartilhamento, tudo ao mesmo tempo.


Galera curtindo um dia de chuva no Hostel de Arraial. Paulistas, Argentinos, Mineiros, Alemães, Ingleses, tudo junto e misturado - Viagem de 2007. Fonte Própria.


Mas afinal, o que tem pra fazer em Arraial d´Ajuda?


Praias lindas para todos os gostos. Para quem gosta de ficar numa barraca de praia vendo o mar e tomando um drink, pra quem gosta de nadar nas piscinas naturais, pra quem gosta de um lugar mais tranquilo, afastado, com as falésias lindas que começam na Praia da Pitinga e vão até Trancoso...
Falésias da Praia da Pitinga - Arraial d´Ajuda. Fonte Própria - Jul/2016

Barraca da Lagoa Azul - Arraial. Fonte Própria. Jul/2016
E a noite, sair pra comer, o que você quiser comer, de pizza ao pratos da culinária tradicional baiana. E o melhor, ouvindo musica de qualidade e ao vivo!
Na Rua do Mucugê, que concentra o maior número de restaurantes, bares e lojinhas da região, a música ao vivo nos bares e restaurantes já virou tradição. 
E pra fechar a noite, vá para o Morocha, o bar mais badalado de Arraial, que abre todas as noites com show ao vivo, DJ, drinks, e muita diversão.

No meu caso, nessa ultima viagem, as minhas noites em Arraial foram de ótimas companhias, muitas risadas, diversão garantida e momentos para guardar com carinho na memória e no coração.
Gente linda que fizeram minhas noites divertidíssimas: Marcela, Bene e Paul. Fonte Própria. Jul/2016.
Tomar uma caipirinha no Café Bristrô Arcádia, o café da querida Mel, na Praça Caminho do Mar, Rua do Mucugê, também é uma ótima pedida, ainda mais curtindo um sonzinho ao vivo!



Outra opção de passeio é ir pra Trancoso, praia que fica á 12 km de Arraial. Na praça da igreja de Arraial há vans e micro-ônibus que levam você até lá (R$10,00 por pessoa). O lugar é lindo! Trancoso é a casa da Elba Ramalho na Bahia, é uma vilinha mais estilizada que Arraial, super charmosa e também com uma praia linda, que fica mais linda ainda vista do mirante do Quadrado (centro histórico de Trancoso).
Vista do Mirante - Trancoso. Fonte Própria. Jul/2016

De julho a outubro há o passeio para Observação das Baleias Jubarte. Você pode contratar o passeio em qualquer agência de receptivo em Arraial. A empresa é especializada na busca desses animais incrivelmente gigantes. Fiz o passeio agora em julho e fiquei emocionada e feliz de ter a oportunidade de ver esses animais tão impressionantes em seu habitat natural, além do prazer de navegar em mar aberto novamente.








E o que fica de Arraial?


Das duas vezes que fui, ficou a energia incrível desse lugar mágico e a certeza que existe um lugar na Terra onde me encontro com um pedacinho da minha alma.

Ficam as histórias pra contar, a saudade e a lembrança de pessoas especiais que conheci ali.

Arraial d' Ajuda realmente mudou minha visão de mundo! Da primeira vez, conheci pessoas muito especiais (Brasileiros e Estrangeiros), percebi que o mundo era acessível e lindo e enxerguei possibilidades que não apareceriam se eu não tivesse tido essa experiência de ir pra lá sozinha. Na segunda vez, me encontrei comigo mesma, me apaixonei por mim e, novamente, conheci pessoas que me abriram a mente pra novas ideias, caminhos e possibilidades.

Termino dizendo que Arraial d' Ajuda pra mim tem o significado de Txai (musica do Milton Nascimento):
"Txai é fortaleza que não cai.
Mesmo se um dia a gente sai,
Fica no peito essa flor.
Txai, deste pedaço em meu ser.
Tua presença vai bater
E vamos ser um só.
Lá onde tudo é e apareceu
Como a beleza que o sol te deu,
Metade e longe também sou eu(...)"




Nenhum comentário:

Postar um comentário