A postagem de hoje será super didática, vou ensinar você, técnicas de planejamento para conquistar uma bolsa de estudos no exterior, mas antes, preciso te alertar sobre uma coisa importante que talvez ninguém diga, ou você não saiba:
1. Mesmo conseguindo uma bolsa de estudos, não tem como estudar no exterior sem fazer algum investimento, ou seja, você vai precisar de recursos financeiros...
Temos que ser realistas, todos os programas de intercâmbio requerem algum tipo de investimento, seja para a documentação do visto, seja na compra das passagens, para se manter no país de destino, para complementar o valor da bolsa de estudos, ou até, para tudo isso junto.
Dito isso, antes de procurar e se candidatar para um programa de intercâmbio, seria ideal, que você fizesse um planejamento estratégico, principalmente da parte financeira, para estar melhor preparado para as oportunidades, e fazer as melhores escolhas no momento ideal, parece loucura, né? mas é real e funciona!
Mas afinal, o que é e como eu faço um planejamento estratégico?
![]() |
Intercâmbio Berlim - Guatemala: Agosto/2012. Fonte Própria |
1. Pra fazer um programa de intercâmbio com bolsas de estudos você precisa estar estudando?
Não exatamente. Se você está cursando a faculdade nesse momento, pode se planejar para conquistar uma bolsa de estudos de mestrado. Isso seria mais fácil, visto que há muito mais oportunidades para desse tipo de incentivo (bolsas de estudos) na pós-graduação.
Mas, pra se inscrever e conquistar uma bolsas dessas geralmente você precisa ter sido um aluno excelente na graduação, então, buscar fazer iniciação científica na sua faculdade, participar de eventos e congressos, estudar muito e ter ótimas notas, é o que você precisa fazer agora para conquistar seu objetivo no futuro.
2. Programas de intercâmbio requerem idiomas, então, trate de estudar inglês, e, se possível, mais um, de sua preferência. Os idiomas mais importantes para brasileiros depois do Inglês, segundo o Guia do Estudante 2018, são: Espanhol, Chinês, Alemão e o Francês.
Para não parar de praticar inglês comece a frequentar lugares com turistas estrangeiros, participe de atividades com alunos internacionais, ofereça-se como voluntário para fazer um tour pela sua cidade com um estudante estrangeiro, comunique-se. Essa é a melhor forma de aprender, e ainda conhecer novas culturas e fazer novas amizades.
![]() |
Recebendo o mochileiro Austríaco Lucas Ivanowitsch em casa. Fonte própria. |
3. Planejamento Financeiro: essa é a parte mais complexa e que se você conseguir resolver, não há mais nada que irá te deter.
Ter dinheiro na mão não é uma situação que vai acontecer pura e simplesmente, acredite, mesmo com todo o planejamento do mundo, conseguir os recursos financeiros é muito difícil, principalmente quando seu objetivo é de longo prazo, isso porque, tendemos a ser imediatistas com nossas finanças. Então, vou dar algumas dicas pra você:
a) tenha noção de quanto você precisa para fazer um programa de intercâmbio: faça as contas, faça orçamentos em agências de intercâmbio, pesquise preços de cursos na internet, faça planilhas e coloque todos os gastos: documentação, despesas com alimentação, alojamento, transporte, no país de destino, matrícula no curso, passagem aérea, seguro viagem, tudo!
Com um valor aproximado de quanto se gasta fica mais fácil de você determinar estratégias para conquistar esse objetivo.
b) faça uma autoanálise das suas possibilidades financeiras em curto, médio e longo prazo, mas seja honesto consigo mesmo, não adianta colocar a possibilidade de ganhar na loteria sem nem nunca ter jogado...
Dica: uma ferramenta que você pode utilizar para fazer isso é a análise SWOT ou FOFA.
![]() |
Análise SWOT. Fonte: banco de imagens Google. |
Funciona assim, você deve pensar quais são suas Forças e Fraquezas, que são as coisas que de alguma maneira você pode controlar, por exemplo, uma Força no momento seria ter um emprego estável ou uma poupança; uma Fraqueza seria ter despesas fixas como aluguel, ou não conseguir economizar nada por mês. As Oportunidades e Ameaças são coisas que não dependem de você, e sim, do ambiente externo, uma crise econômica, política, social, por exemplo, digamos que você perde o emprego (seria uma ameaça), ou você ganha uma promoção (oportunidade).
Esse vídeo, do Canal Pensamento Construtivo, fala sobre como utilizar a análise SWOT para sí mesmo, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=JNPXZSdKahs
c) Controle de gastos: você sabe com o que gasta seu dinheiro? você faz um controle de gastos diário dos seus consumos, das suas compras? anota tudo direitinho? Pergunto isso porque pode parecer bobagem, mais esse controle faz total diferença para quem está buscando um planejamento estratégico de médio ou longo prazo. É sério!
Eu, quando comecei a fazer esse controle, descobri que gastava mais R$50,00 por mês só de guloseimas (doces e trufas), vê se pode?!? E não entendia porque estava engordando 😑 Outra coisa que me ajudou muito foi ficar sem consumir bebidas alcoólicas por um ano, além de outros benefícios, fiz uma economia a ponto de me estabelecer e conseguir alugar um apartamento no centro de São Paulo, claro que com outras estratégias também, mas ajudou muito... bebida alcoólica é muito caro 😳
![]() |
Compras de cerveja artesanal na França, Intercâmbio Berlim - Guatemala, 2012. Fonte própria. |
Hoje em dia há vários aplicativos para celular que ajudam nesse controle, ou você pode usar uma planilha de Excel também. Então não tem desculpa...
Algumas dicas de app:
recaPitulando: para conquistar uma bolsa de estudos no exterior você tem que fazer um planejamento estratégico que consiste em organizar os recursos e se preparar, estudando muito e participando de eventos e congressos na faculdade, ganhando fluência em idiomas, de preferência conhecendo estrangeiros (estudantes internacionais), fazer uma análise das suas possibilidades (FOFA), e um planejamento financeiro e controle de orçamento.
Faça a lição de casa que no próximo post vou te ensinar como buscar e se inscrever para as bolsas de estudos 😉
Qualquer dúvida, comentário ou sugestão, faz lá na página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/anapdeque/
Boa sorte, aproveite o carnaval e até o próximo post...
Abraço e fique em paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário