Em maio de 2018 fui para Portugal representando a ARInter do Centro Paula Souza, para participar de um evento no IPC. Pra mim até então, aquela era uma terra longínqua parecida com o centro do Rio de Janeiro, e com livros de reclamações obrigatórios por lei (isso é uma outra história que deveria ter sido contada no projeto dos 25 países antes dos trinta...), enfim, até que, com essa visita, redescobri um novo lugar, um país cheio de encantos, uma cidade acolhedora e uma instituição muito renomada.
![]() |
Evento Erasmus + Global Week 2018 no Instituto Politécnico de Coimbra - Fonte própria. |
Mas vamos falar do que interessa, como estudar no IPC?
O Instituto Politécnico de Coimbra é uma instituição de ensino superior de Graduação. Os cursos são
![]() |
Fonte: Escritório de Relações Internacionais do IPC |
Por que estudar lá?
Fazer um intercâmbio em Portugal hoje tem muitas vantagens e Coimbra ainda mais, a cidade é conhecida por sua cultura universitária, abriga a mais importante biblioteca e universidade do país, além de estar localizada em uma região linda, perto do mar e de muita história.
Pátio da Universidade de Coimbra - Fonte própria. |
Figueira de Foz, cidade litorânea a 50 km de Coimbra - Fonte própria. |
Ruínas de Conimbriga, cidade Romana do século IX a.C. - Fonte própria. |
Principal cartão postal da cidade de Coimbra - Fonte própria. |
Para nós brasileiros, estar em Portugal é nos depararmos com nossa própria história contada do lado de lá, com aspectos bem parecidos e é também, conhecer e vivenciar outras culturas, outros sabores, outros sotaques, mesmo porque o "purtugueis" de Portugal soa bem diferente e a princípio parece outro idioma de tão complexo.
Culinária local: camarões, atum e sardinha fresca - Fonte própria. |
Fado de Coimbra - Fonte própria. |
![]() |
Residência de estudantes do IPC, não é sempre que há disponibilidade mas geralmente os locais são nesse estilo. Fonte própria. |
Bandejão, ou melhor, banquete do IPC - Fonte própria. |
Há quem diga que não vale a pena ir pra Portugal por causa do idioma, mas isso não é bem verdade, 1. Porque as instituições portuguesas são muito internacionalizadas pois participam do Programa Erasmus; 2. A mudança de país já é por si só, impactante, o intercâmbio não é só o falar outra língua, aliais, estar num país que fala o mesmo idioma que o seu as vezes é um ganho, para o tanto de emoções provenientes da mudança que essa experiência provem.
Mas se o peso do idioma realmente importa, o interessante pra quem quer ir estudar lá é pesquisar a fundo os cursos oferecidos no IPC, para aproveitar ao máximo essa imersão acadêmica.
É importante saber! Os cursos de Graduação em Portugal são chamados de Licenciaturas:
https://www.ipc.pt/pt/estudar/cursos/licenciatura
Outra coisa para levar em consideração, o aproveitamento de estudos no Brasil ainda é difícil por causa da falta de padronização nos currículos dos cursos universitários portanto, é importante consultar o coordenador do seu curso antes de fazer um semestre fora para ter uma boa orientação anterior a mobilidade acadêmica.
Escola de Administração e Negócios do Instituto Politécnico de Coimbra - Fonte Própria. |
RecaPitulando:
Você pode estudar a Graduação toda ou só um semestre no Instituto Politécnico de Coimbra, pros 02 precisa participar de processo seletivo, para estudar todos os anos lá, o processo é feito pelo IPC mesmo, e para os Programas de Mobilidade você deve consultar a sua instituição para ver as opções, geralmente esses programas são feitos por meio de edital e abrem semestralmente.
Se surgir alguma pergunta, dúvida ou dica você pode me escrever aqui ou comentar lá na página do Facebook: https://www.facebook.com/anapdeque/
Bons Ventos e até o Próximo Post...
Bons ventos nos levem ...
ResponderExcluirObrigada Profº Nilo, tudo de melhor pra todos nós!!! <3
ExcluirMuito Feliz pelo primeiro P de Politécnico de Coimbra! Foi um prazer receber você na nossa Global Week! Estamos à espera de mais visitas do nosso parceiro tão especial CPS e do ingresso de muitos estudantes brasileiros!! 😘
ResponderExcluirObrigada pelo carinho! foi muito bom conhecer o Politécnico e tenho certeza que é uma oportunidade impar para os estudantes brasileiros, principalmente do CPS!!!
Excluir