Nesse post pensei em escrever sobre um país que esteve bastante presente na minha vida profissional nesse último ano, o Canadá.
Não conheço o Canadá pessoalmente, ainda... mas, trabalhando como Coordenadora de Projetos de Mobilidade Internacional no Centro Paula Souza, tive a oportunidade de conhecer 02 instituições de ensino Canadenses e uma agência de intercâmbio especializada em Canadá, além de diversos programas e projetos que incentivam os intercambios acadêmicos para esse país.
![]() |
Evento organizado pelos alunos do curso Técnico de Eventos da Etec Santa Ifigênia com o tema "Canadá". Fonte própria. |
Para começar, uma informação interessante sobre o Canadá é que os idiomas inglês e francês são línguas oficiais, a parte mais conhecidas pelos brasileiros, e que fala francês é a Província de Quebec, onde está localizada a cidade de Montreal. Outras províncias muito conhecidas por aqui, cujo idioma oficial é o inglês são: as de British Columbia, onde fica a cidade de Vancouver, a de Alberta, que abriga a cidade de Calgary, bastante indicada nos intercâmbios para aprender o inglês, e a Província de Ontario, onde se localiza a cidade de Toronto.
![]() |
Mapa do Canadá. Fonte: depositophotos. |
Por que os intercâmbios são tão procurados para o Canadá?
Porque geralmente o público brasileiro quer fazer um programa para aprender inglês e, se comparado aos Estados Unidos, uma viagem de intercâmbio para esse país é mais atrativa e rentável, pois o Canadá é um país de primeiro mundo, muito seguro, e o dolar Canadense é um pouco mais baixo que o dolar americano. Porém, atenção, brasileiros precisam de visto para estudar no Canadá. Se você ficar lá por menos de 06 meses, necessitará do visto de turista, e para ficar mais tempo que isso, é necessário um visto de estudante. Consulte essa e outras informações no site do governo do Canadá para a embaixada do Brasil: https://international.gc.ca
Além dos intercâmbios para estudar idiomas, o Canadá também tem algumas instituições muito parecidas com as nossas Faculdades de Tecnologia, que você pode fazer um programa de mobilidade semestral ou até um curso profissionalizante.
Uma dica aqui: você também pode estudar idiomas nas universidades! Algumas delas oferecem programas de férias (geralmente em julho) para estudantes internacionais, e oferecem bolsas de estudos e descontos. Onde procurar isso? No site da própria instituição ou participar de eventos sobre o Canadá. Lembra do post sobre as bolsas de estudos da Fundação Carolina? Então...
Na ARInter conheci 02 instituições de ensino Canadenses, que hoje possuem acordos de cooperação com o Centro Paula Souza, possibilitando o intercâmbio acadêmico semestral para os alunos das Fatecs, para maiores informações, já sabe o que fazer... se não, dá uma olhada no post da semana passada que eu explico tudo direitinho (Programas de Mobilidade, afinal como isso funciona?).
Bom, continuando, uma das insituições é o Cégep Garneau:
especializado em cursos de tecnologia nas áreas de Gestão, Logística, Informática e Saúde. E ainda possuem um ensino com metodologias voltadas para o desenvolvimento de competências empreendedoras.
Na ARInter conheci 02 instituições de ensino Canadenses, que hoje possuem acordos de cooperação com o Centro Paula Souza, possibilitando o intercâmbio acadêmico semestral para os alunos das Fatecs, para maiores informações, já sabe o que fazer... se não, dá uma olhada no post da semana passada que eu explico tudo direitinho (Programas de Mobilidade, afinal como isso funciona?).
Bom, continuando, uma das insituições é o Cégep Garneau:
Instituição de Ensino Superior localizada em Quebec, a parte francesa do Canadá. O Cégep é
![]() |
Logo Cégep Garneau. Fonte: banco de imagens do Google. |
O Cégep Garneau também oferece programas especiais para alunos internacionais, é preciso consultá-los para saber mais detalhes sobre esses e outros cursos.
Outra instituição, em Ontario, é a St. Lawrence College, que também é uma instituição que oferece cursos de tecnologia porém, mais especializados em alunos internacionais.
![]() |
Logo St. Lawrence. Fonte: banco de imagens do Google |
Por estar em uma região de língua inglesa, a St. Lawrence tem cursos de inglês para alunos e professores que querem obter certificados internacionais, além dos cursos profissionalizantes nas áreas de administração, turismo, entre outras.
Lembrando que alunos das Fatecs podem estudar um semestre, tanto no Cégep quanto na St. Lawrence, com isenção de taxas acadêmicas pelo Programa de Mobilidade. Fique atento no site da ARInter para não perder a abertura dos Editais ( https://www.cps.sp.gov.br/arinter/ )
recaPitulando: o Canadá pode ser uma boa opção para quem quer fazer um intercâmbio acadêmico em um país de primeiro mundo, seguro e mais em conta que nossos amigos "gringos" 😳. Você pode fazer um curso de idiomas, pois o Canadá tem uma parte que fala Francês e outra que fala Inglês, ou fazer um curso de tecnologia ou profissionalizante.
Ah, esqueci de dizer, aqui em São Paulo há uma agência de intercâmbio especializada em Canadá, inclusive a sede deles é no Canadá.
É a Canadá Intercâmbio. O Centro Paula Souza também iniciou uma parceria com eles no fim do ano passado, esperamos que renda muitos frutos para vocês!!!
Início dos trâmites para a parceria com a Canadá Intercâmbio e o Centro Paula Souza, em novembro de 2018. Fonte própria. |
Um abraço e até o próximo post 😏
Nenhum comentário:
Postar um comentário