quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Programas de Intercâmbio - Planejamento e Paciência Pra achar a melhor opção Pra você

Olá Pessoal,

Primeiros dias de trabalho a bordo do Empress,
Navio de Cruzeiro da Pullmantur.
Rota do Mar Báltico, agosto/08. Fonte própria.
Essa semana começaram as aulas, e como todo recomeço, eu sempre faço aquelas aulas inaugurais em que falo um pouco sobre minhas experiências profissionais, dentre elas, o trabalho nos hotéis, no cruzeiro, das viagens de intercâmbio... mas também é um momento em que eu digo que parece que foi tudo super fácil e feliz, mais que nada é tão simples assim, que toda a história tem seu lado sombrio... aqueles momentos que a gente quer esquecer, deixar de lado, mas que são muito importantes para nossas realizações, e que geralmente, são os que trazem os maiores aprendizados.

Enfim, dito isso, vamos começar o Post dessa semana...

Todo mundo sabe o que é fazer um programa de intercâmbio, certo?
Bom, quem já teve aula comigo lembraria que "o óbvio deve ser dito". Existem diversos tipos de programas de intercâmbio, e o segredo para escolher o programa ideal é fazer muita Pesquisa, Planejamento e ter Paciência! Assim, você conseguirá encontrar o que melhor atende suas expectativas e necessidades, quer ver só?

Tipos de Programas:

Intercâmbio para aprender idiomas: Sempre que você escuta alguém falar que fez um intercâmbio logo você imagina que essa pessoa viajou para fazer um curso inglês, acertei? Isso porque esse tipo de programa talvez ainda seja o mais popular aqui no Brasil. E ele é super diverso, você pode ir pra qualquer lugar do mundo, para aprender alemão, espanhol, mandarim, russo; por uma semana, um mês e até um ano; A maioria dos países possuem escolas especializadas no ensino de idiomas para estrangeiros, a maioria das universidades estrangeiras também tem centros de idiomas com cursos para alunos internacionais, enfim... Você pode fazer cursos preparatórios para certificados internacionais, um curso de curta duração nas suas férias ou um curso de idiomas com foco na sua carreira.

O que é importante saber nesse tipo de intercâmbio é que o segredo nesse programa está na imersão na cultura do outro, então, não adianta você ir para a Alemanha por exemplo, fazer aulas de alemão por 06 meses e 05 vezes por semana e quando sair da aula, conversar em português o resto do dia com seus amigos e família brasileira 😐  Fui dura com você? lembra do lado sombrio? então...

Eu enlouquecendo nas ruas de Washington DC quando ví que ia ter um espetáculo do meu filme favorito. E sim, isso tem tudo a ver com intercâmbio... rsrsrs. Fonte própria.

Outra informação importante é que se você está pensando em ir fazer um curso de idioma e trabalhar no exterior, melhor escolher outro tipo de programa de intercâmbio, isso porque a maioria dos países não permite que estudantes desses cursos trabalhem legalmente, atualmente a Irlanda tem programas de trabalho e estudos de idiomas mas você tem que pesquisar muito bem pra não cair numa roubada heim... ;)

PS: meu último post antes de começar o Projeto Preparando Pro mundo foi sobre o intercâmbio de 1 mês de fiz para Washington DC, para fazer um curso de inglês, quer conferir as dicas dessa história? clique aqui:  Programa de Intercâmbio para Professores do Centro Paula Souza - Washington DC - EUA 07/2014

Au Pair: pra quem busca uma experiência internacional, já tem uma certa fluência em algum idioma (inglês, francês, alemão), gosta muito de crianças e tem requisitos e habilidades comprovadas para cuidar de uma ou várias, o Programa de Au Pair é uma boa oportunidade de intercâmbio.

O Programa de Au Pair é aquele em que você passa um período como babá ou melhor, cuidando das crianças de uma família nativa, em um país na Europa ou nos Estados Unidos. O programa tem vários requisitos, tais como: ter entre 18 a 26 anos, ter concluído o ensino médio, possuir boas condições de saúde e carteira de habilitação, entre outras exigências. E há vários benefícios interessantes de uma experiência de Au Pair, como a imersão na cultura estrangeira, que faz com que você aprenda e se adapte muito mais rápido, além das competências de relacionamento pessoal, resiliência, dinamismo, equilíbrio emocional, fora todas as experiências de vida provenientes disso tudo...

Foto do estado da primeira cabine que morei no navio, uma cabine de passageiros onde passei a minha primeira semana a bordo por falta de disponibilidade em uma cabine de tripulante. Demonstra claramente porque não pude ser Au Pair... 😟 Fonte própria.


PS: para fazer um programa como esse, pesquise muito, converse com quem fez, com quem já está lá, planeje sua viagem e tenha cuidado, não acredite em tudo o que vê ou lê por ai... é sempre importante lembrar que todo o cuidado é pouco quando se trata do seu futuro, ou melhor, da sua vida... 

Outro programa bem interessante é o de Intercâmbio de Jovens ou Intercâmbio Cultural: por aqui quem promove esse tipo de programa é o Rotary International. A missão do programa, como está no site do Rotary, é de "transformar nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo". A ideia do programa é que a comunidade Rotariana recebam jovens intercambistas do mundo todo em suas casas, como se fossem membros da família, com isso, um adolescente brasileiro tem a possibilidade de viver em uma família de Tailândia, por exemplo, frequentando a escola como aluno ouvinte, aprendendo sobre a cultura daquele povo e vivenciando a rotina diária daquela família que o acolheu. O jovem Tailandês pode estar vivendo o mesmo no México e assim por diante. Não é fantástico? 
Participação dos jovens intercambistas do Programa do Rotary International no evento
organizado pelos alunos do curso Técnico de Eventos da Etec Santa Ifigênia em nov/17. Fonte própria. 
Ah, e não precisa ser rotariano para participar do programa, viu?
Mais informações no site do Rotary International:  https://www.rotary.org/pt/our-programs/youth-exchanges 

Um dos programas que mais falo aqui é o Programa de Mobilidade Acadêmica.Você ainda não sabe como funciona? Esse já tem post fresquinho no projeto Preparando... confere lá: Programa de Mobilidade Acadêmica ou Intercâmbio Acadêmico, afinal, como isso funciona? 





E se ainda tem dúvidas ou alguma pergunta é só usar a página do Facebook #PreparandoPromundo ou @anapdeque





E pra terminar, o último e não menos importante, o Programa de estágio no exterior: esse tipo de programa é para aqueles que estão cursando uma faculdade e gostariam de colocar em prática, os aprendizados do curso, fazendo um estágio remunerado no exterior. A ABIPE, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é responsável pelo programa da IAESTE no Brasil. Esse programa concede vagas de estágio remunerado para brasileiros no exterior em diversas áreas de estudos. Ficou interessado? Maiores informações no site do programa: https://www.abipe.org.br/estudantes/programa-iaeste 




Logo do programa IAESTE. Fonte: divulgação internet.
Existem outros tipos de intercâmbio: para pesquisa, cursos de curta duração, enfim, o importante é saber o que se quer fazer, planejar, se organizar e ter bem claro que, independente dos obstáculos que podem ocorrer no caminho, o mais importante não é aonde se chega com a viagem e sim o caminho que se percorre até ela 😘

Até a próxima semana...

bjs e mta Paz!
  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário