Sempre falo da minha experiência com cruzeiros marítimos, mas pouca gente sabe que fui trabalhar em um porque queria muito juntar dinheiro para viajar pelo mundo, fazer um programa de intercâmbio; e essa foi uma forma que encontrei, na verdade, que me encontrou...
Até eu conhecer um agente de recrutamento para trabalhar em cruzeiros eu não fazia ideia que isso era possível. Pra vocês terem uma noção, eu nunca tinha visto um navio de cruzeiro até o dia que embarquei para trabalhar em um, na Dinamarca, em 2008...
![]() |
Empress atracado em São Petersburgo, Rússia, meu primeiro contrato, agosto de 2008. Fonte própria. |
Nesse post, vou contar quais são os primeiros passos para se conseguir um trabalho em navio, vamos lá:
1. O primeiro passo e o mais importante é entender a parte do "trabalho" em navio, se você entender isso, já sabe os outros passos, quer ver só?
Não existe fórmula mágica para conseguir um trabalho desses, você precisa conhecer as funções que existem a bordo, e estar preparado para exercê-las, os outros passos serão os básicos para se conseguir um emprego: se candidatar às vagas, participar de processos de seleção; se aprovado, apresentar a documentação, que envolve exames médicos para atestar que você está bem de saúde, certificado de cursos de segurança no mar (obrigatório), etc.
![]() |
Porto de Tallinn, Estônia, na primeira vez que desembarquei para conhecer uma cidade, no meu primeiro contrato, agosto de 2008. Fonte própria. |
As funções se dividem basicamente em 03 hierarquias, Oficiais, Staffs e Crew. Os Oficiais são todas as pessoas que tem funções relacionadas com navegação, administração e segurança: Capitão, engenheiros, médicos e enfermeiros, Safety Officer, entre outros; Staffs: funções que se relacionam diretamente com os passageiros: pessoal do entretenimento, bailarinos, músicos, pessoal do cassino, vendedores das lojas; Crew: serviços: alimentação, limpeza e manutenção, tanto para passageiros quanto para tripulação.
Claro que há também uma hierarquia em cada uma das áreas, por exemplo, no Bar, há um gerente de bar, um assistente, um atendente, etc.
Eu era Assistant Purser (recepcionista), essa função é considerada de Oficial, pois tínhamos algumas responsabilidades administrativas, como fazer relatórios para a ponte de comando e receber e enviar informações e reportar para o Capitão. Ah, também lidávamos com todos os trâmites de documentação para embarque.
Cada hierarquia tem seus direitos e deveres dentro do navio, os Oficiais por exemplo, podem andar e utilizar os bares e restaurantes dos passageiros, desde que estejam de uniforme, já os Staffs, podem fazer isso utilizando apenas o "name tag" (crachá). Já o Crew, só pode utilizar as áreas destinadas à tripulação, como o Crew Bar, o mais animado de todos...
Festa de Halloween no Crew Bar do Empress, em outubro de 2008. Fonte própria. |
Importante: há regras rígidas de conduta, por mais que um tribulante possa andar pelas áreas de passageiros, jamais pode se envolver com um ou mesmo fazer alguma coisa errada, como beber durante o horário de trabalho... lembre-se que você está lá para trabalhar e vai ser cobrado por isso a todo momento, do contrário, será dispensado...
2. Processos de seleção
Para conseguir participar dos processos de seleção para trabalhar em cruzeiro você tem 02 opções:
a) se inscrever em uma agência de recrutamento que selecionam pessoas para trabalhar em várias companhias de cruzeiros.
A mais famosa por aqui é a Infinity Brazil, mas há outras também, o que você precisa saber sobre elas é que 1. geralmente a primeira seleção é de nível de inglês, isso é comum para qualquer companhia porque a bordo, todas as instruções e comunicações com a tripulação são feitas nesse idioma. 2. Essas agências as vezes oferecem treinamentos para determinadas funções; 3. As vezes elas cobram uma taxa pelo agenciamento.
b) se candidatar diretamente na companhia de cruzeiro.
Nesse caso, você também vai precisar ter inglês avançado e experiência na função ao qual está se candidatando. Ah, ter fluência no idioma da companhia também é um diferencial, por exemplo, eu fui trabalhar na Pullmantur, que era uma companhia espanhola, logo precisei ter Espanhol fluente para trabalhar na recepção.
![]() |
Uma das minhas primeiras fotos, tirada na proa do Empress, lugar que eu adorava ir ver o mar. Fonte própria. |
Se serve como dica, inscreva-se nas companhias que tem navios que fazem rotas brasileiras (MSC, Royal Caribbean, Costa Cruzeiros), pois de acordo com as leis trabalhistas brasileiras, essas companhias precisam contratar uma porcentagem de tripulantes nacionais para poder operar nas nossas águas nas temporadas, portanto, você terá mais chances de contratação.
Para se inscrever direto no site das companhias, clique abaixo:
https://www.careers.msccruises.com/#/
http://www.royalcaribbean.com.br/ourCompany/career.do
http://career.costacrociere.it/work-with-us/jobs/
3. Investimentos do primeiro embarque
Para conseguir um trabalho a bordo você terá que fazer alguns investimentos, por exemplo, fazer o curso de segurança e navegação (STCW), que é obrigatório para todas as pessoas que trabalham nesse tipo de embarcação. Você terá que fazer exames médicos, dentre eles o exame toxicológico; Pagar sua passagem aérea de ida no primeiro embarque, geralmente as companhias de cruzeiros não cobrem essa passagem e se você desembarcar antes dos 03 primeiros meses de contrato, também não pagam a sua volta. Eles fazem isso para garantir que as pessoas realmente embarquem com o objetivo de trabalhar o contrato todo.
Obs_ geralmente os contratos são de 08 meses, nesse tempo você consegue fazer 02 ou 03 rotas diferentes, depende do navio. Eu tive muita sorte no Empress, fiz 03 rotas, a do mar Báltico, a do Atlântico, que passava em Portugal, Marrocos, Gibraltar e Ilhas Canárias, e terminei numa rota no Brasil, que passava pelo Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.
Visita dos meus pais em Maceió, em Janeiro de 2009. Fonte própria. |
recaPitulando: para trabalhar em um navio de cruzeiro você deve levar em consideração que é um trabalho como qualquer outro, porém, que será muito puxado, há funções de acordo com a hierarquia, mas todos trabalham todos os dias de 8h á 14h por dia. Inglês é primordial e experiência na função também é requerido. Pra se candidatar nos processos de seleção você pode buscar uma agência de recrutamento ou se inscrever nos sites das companhias de cruzeiros.
Espero ter ajudado ;)
Já curtiu a página do Projeto #PreparandoPromundo no Facebook? Lá eu estou compartilhando informações e notícias sobre programas de intercâmbio, bolsas de estudos, trabalho no exterior, etc...
https://www.facebook.com/anapdeque/
Boa sorte e até a próxima semana!